Após o regresso da denominação Integra para um modelo da Acura nos Estados Unidos da América, a Honda poderá fazer regressar outra designação famosa na marca, Prelude.

Enquanto coupé de visual desportivo, o Honda Prelude foi um modelo que terminou a sua carreira na viragem do milénio, tendo uma popularidade inferior à de outros modelos da marca, como o S2000, Integra ou NSX, tendo estes dois últimos regressado em formatos mais modernos – o Integra com quatro portas e o NSX como um coupé V6 híbrido cuja produção também já foi terminada.

Com cinco gerações, o Prelude estreou-se em 1978, aproveitando a apetência daquela geração por automóveis de duas portas de visual desportivo. Assumindo o formato coupé, o seu principal destaque foi a estreia mundial, em 1987, então na terceira geração, de um sistema de quatro rodas direcionais, marcando a diferença pela inovação técnica. As duas últimas gerações foram, no entanto, as que mais atenções granjearam, sendo mais fáceis de encontrar ainda hoje.

Porém, a Honda patenteou a denominação Prelude no Departamento de Patentes dos Estados Unidos da América no passado dia 15 de agosto, sob a categoria de ‘Veículos terrestes, nomeadamente automóveis e partes automóveis estruturais’, indiciando que se poderia tratar de um potencial regresso do Prelude.

A descoberta foi feita pela revista americana MotorTrend, que deu conta deste desenvolvimento, embora, em muitos casos, o registo de nomes sirva apenas para que as marcas protejam o seu legado sem interesse real de o voltarem a utilizar.

O que se sabe é que a Honda está a preparar uma transição para a mobilidade elétrica muito rápida, tendo já praticamente toda a sua gama europeia eletrificada (com exceção do Civic Type R), acelerando também o processo noutras regiões.

A marca prepara o seu 75º aniversário e recentemente, aquando da revelação da sua estratégia para o futuro, apresentou dois modelos de carroçaria coupé cobertos sob um pano, indiciando um potencial reforço de automóveis desportivos, embora elétricos ou híbridos. Se o regresso da designação Prelude poderia aplicar-se aqui? Apenas os responsáveis da Honda saberão a resposta, mas a mesma será dada a conhecer em breve.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.