Renault foi a ‘casa’ da Honda estabelecer recorde com Mégane R.S. Trophy-R

A Renault estabeleceu um novo recorde em pista com o seu novo Mégane R.S. Trophy-R, tendo feito uma pequena provocação à Honda, na medida em que se tornou no desportivo de tração dianteira mais rápido no circuito de Suzuka, propriedade da… marca nipónica.

Com a gama Renault Sport a dispor de uma enorme base de adeptos naquele país, a Renault levou o seu Mégane R.S. Trophy-R até ao exigente traçado de Suzuka, estabelecendo um novo tempo de referência para a sua classe de 2m25,454s, tirando mais de três segundos ao anterior recorde pelas mãos do piloto Laurent Hurgon, no passado dia 26 de novembro. Este é já o terceiro recorde que o modelo gaulês coloca na sua lista de conquistas, depois de ter feito o mesmo em Nürburgring Nordschleife e em Spa-Francorchamps.

A Renault detalha que o objetivo da sua ida ao Japão prendeu-se com a vontade de agradecer à sua legião de entusiastas naquele país, que é, de acordo com a marca, o seu maior mercado mundial para a gama R.S., à frente de Alemanha e França, e o terceiro maior para o Mégane R.S., compreendendo-se assim este desafio levado a cabo no ‘país do Sol Nascente’. Aliás, a pensar nos seus clientes locais, a Renault levou a cabo afinações orientadas para o Japão.

Tecnicamente, a versão Trophy-R não se diferencia em termos de potência face ao R.S. de base, ou seja, mantém o 1.8 turbo de 300 CV do Trophy, mas deve a sua maior rapidez a uma profunda dieta, que ditou a perda de até 130 kg, mas também no capítulo da aerodinâmica e das ligações ao solo, numa parceria com diversas outras empresas, como a Akrapovič para o sistema de escape, a Brembo para os travões, a Bridgsestone para os pneus, a Öhlins para os amortecedores e a Sabelt para os bancos de estilo bacquet.

Com uma produção limitada a 500 exemplares para todo o mundo, o Mégane R.S. Trophy-R apresta-se a ser uma edição de colecionador, embora seja de notar que, na pátria dos Honda Civic Type R, a Renault conte já com uma reserva de 50 unidades do Trophy-R, alguns com o mais exclusivo pack de travagem em carbo-cerâmica, com entregas previstas para a primeira metade de 2020.