Renovado Honda HR-V com versão desportiva de 182 CV

17/12/2018

Aproveitando a renovação de meio de ciclo do HR-V, a Honda vai introduzir uma variante de cariz vincadamente mais desportivo, com motor 1.5 VTEC Turbo e melhorias dinâmicas específicas para o efeito, como na suspensão.

Também a Honda parece interessada em aproveitar a chegada de variantes mais desportivas dos SUV, propondo o HR-V Sport para um segmento cada vez mais populado e variado. Além das melhorias específicas deste modelo mais desportivo, serão ainda aplicadas as mesmas melhorias do facelift anunciado anteriormente, tanto no exterior, como no interior.

O motor 1.5 VTEC Turbo foi apresentado na derradeira geração do Civic, chegando ao SUV compacto com uma potência de 182 CV às 5500 rpm e um binário máximo de 240 Nm às 1900 rpm no caso de estar associado a uma caixa manual de seis velocidades. Na opção de caixa CVT, o binário disponível é ligeiramente inferior, de 220 Nm, mas obtido numa faixa mais baixa, de apenas 1700 rpm.

No que diz respeito a alterações técnicas, o HR-V recebeu grandes modificações no chassis, com aumento da rigidez estrutural, suspensão desportiva e também alteração do acerto da direção. No amortecimento, destaque para a tecnologia ‘Performance Damper’, que controla e dissipa as movimentações da carroçaria, melhorando a estabilidade em curva, mas também em mau piso ou em mudanças súbitas de direção.

Na estética, o HR-V Sport dispõe da mesma grelha dianteira ‘Solid Wing Face’, mas com um painel em preto brilhante que substitui o cromado do modelo revisto para 2019. A grelha inferior também beneficia de tratamento diferente, com padrão em favo de mel. Além disso, dispõe de spoiler à frente, saias laterais e um para-choques traseiro mais agressivo, englobando duas saídas de escape. As jantes são de 18 polegadas. Os faróis dispõem de tecnologia LED de série.

Por dentro, há novos bancos, mas são os mesmos que derivam do HR-V renovado ‘normal’, mas que a marca argumenta ter mais apoio lateral e sustentação do corpo do condutor. O forro do tejadilho tem cor negra, enquanto os bancos têm combinação de preto e vermelho.

As primeiras entregas do HR-V Sport irão começar na primavera de 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.