A McLaren revelou uma nova plataforma para os seus desportivos de nova geração, que irão dar origem aos modelos de nova geração da marca, incluindo os eletrificados.

Essa nova arquitetura foi concebida especificamente para acomodar motorizações híbridas, sendo concebida e produzida inteiramente pela marca no seu centro tecnológico de Sheffield, o McLaren Composites Technology Centre (MCTC). Entre os seus atributos está a redução de peso em excesso, ao mesmo tempo que melhora as circunstâncias de segurança dos futuros modelos, recorrendo a processos inovadores de produção.

A apresentação da plataforma eletrificada coube a Mike Flewitt, CEO da marca britânica, que destacou a sua importância no momento em que a McLaren entra na segunda década da sua existência em termos de veículos de produção em série. O primeiro modelo a resultar desta nova plataforma será um hipercarro híbrido a surgir em 2021.

“Esta inovadora arquitetura automóvel é tão revolucionária como o chassis MonoCell que introduzimos com o primeiro carro da companhia, o 12C, quando embarcámos na produção de automóveis em série há uma década. Este novo chassis de fibra de carbono superleve apresenta uma maior integridade estrutural e níveis mais elevados de qualidade do que antes, com as nossas instalações do MCTC a tornarem-se rapidamente reconhecidas como um centro global de excelência na produção e investigação de materiais compósitos”, referiu Flewitt.

“A nossa competência avançada em processos de produção de materiais compósitos, combinada com a nossa experiência avançada em tecnologias de baterias de vanguarda e sistemas híbridos de alta performance, significa que estamos na posição ideal para oferecer aos nossos clientes níveis de performance eletrificada de ponta que até aqui eram inatingíveis” acrescentou.

O próximo passo, sendo também aqui que se integra o avanço permitido por esta plataforma, será a passagem para sistemas 100% elétricos, que colocarão a marca num novo patamar.