Cumprindo o desejo de produzir um automóvel elétrico capaz de desafiar as convenções, a Rolls-Royce apresentou o seu primeiro elétrico de produção em série, o Spectre, modelo que se demarca pelas soluções tecnológicas e pela carroçaria extremamente cuidada ao nível aerodinâmico.

“Este é o início de um novo e arrojado capítulo da nossa marca, para os nossos clientes extraordinários e para a indústria do luxo. Por esta razão, acredito que o Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce alguma vez produziu”. Esta é a descrição de Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars, ao apresentar o novo modelo da sua gama, o primeiro totalmente elétrico e concebido desde o início para tal (a marca pretende ser totalmente elétrica em 2030).

O Spectre é o primeiro resultado de um grande esforço de evolução por parte da Rolls-Royce, tendo sido alvo do processo mais exaustivo de testagem e de desenvolvimento pela marca, com mais de 2.5 milhões de quilómetros cumpridos para afinar todos os parâmetros. A marca admite que esse valor equivale a cerca de 400 anos de utilização para este modelo, demonstrando bem a confiança depositada no novo Spectre.

O RR mais aerodinâmico de sempre

A Rolls-Royce garante que o novo Spectre é uma criação que surge sob os desígnios de um ‘Super Coupé Elétrico Ultra-Luxuoso’, referindo-se aos seus princípios de espaço, comodidade e requinte, incluindo inspiração nos universos da alta-costura, aeronáutica e náutica. Tudo isto com um foco na eficiência aerodinâmica.

Na dianteira, os grupos óticos divididos são separados pela maior grelha alguma vez aplicada num Rolls-Royce, dispondo de alguns acabamentos em aço inoxidável. A própria estatueta colocada na dianteira, a icónica ‘Spirit of Ecstasy’, é o resultado de 830 horas combinadas de testes e modelagem em túnel de vento. Essa atenção à aerodinâmica resultou num coeficiente de arrasto de 0.25 Cd, sendo assim o seu carro mais aerodinâmico de sempre.

A grelha dispõe ainda de 22 LED para iluminação durante a noite, situados sob cada uma das lâminas da grelha dianteira.

Um dos aspetos visuais mais importantes do Spectre é a linha do tejadilho, que desce de forma suave para um formato ‘fastback’, contribuindo para a sua competência aerodinâmica. Na continuação da linha do tejadilho rumo à traseira, os grupos óticos atrás estão colocados no maior painel de carroçaria alguma vez produzido para um Rolls-Royce, que se estende do pilar A ao compartimento da bagagem. As jantes podem chegar às 23 polegadas para uma sensação de maior imponência.

Já os farolins, num detalhe para gerar neutralidade cromática, não apresentam qualquer cor, podendo essa ser escolhida pelo cliente durante o processo de compra e personalização. E é aqui que começa a miríade de opções de personalizações que percorrem praticamente todos os elemento do Rolls-Royce no interior e, em muitos casos, no exterior.

Interior de luxo tecnológico

No habitáculo, o Spectre revela-se como o RR mais avançado de sempre, demarcando-se por conceitos como o das portas ‘Starlight Doors’, que incorporam 4796 ‘estrelas’ iluminadas ao longo dos painéis interiores.

Por outro lado, o Spectre estreia uma nova arquitetura digital denominada ‘Spirit’, que monitoriza todas as funções do automóvel, mas que também se integra com a aplicação ‘Whispers’ para interação com os clientes da Rolls-Royce, oferecendo informações remotas sobre o veículo, bem como potencialidades feitas à medida de cada cliente.

Praticamente todos os elementos do interior estão sujeitos a personalização, com muitas possibilidades de construção e diferentes materiais à escolha.

A marca britânica (do Grupo BMW) recorre a uma evolução da ‘Arquitetura do Luxo’, arremetendo a Rolls-Royce para a era elétrica com referência à ‘Rolls-Royce 3.0’, ou seja, um novo capítulo.

No caso do Spectre, os engenheiros da marca recorreram ao alumínio extrudido para incrementar a rigidez e baixar o peso geral, com as secções nesse componente a permitirem a integração da bateria na estrutura para assim ser 30% mais rígido do que qualquer outro Rolls-Royce. Foi criado ainda um canal para a passagem da cablagem e do sistema de climatização entre a bateria e o piso interior, com a bateria situada por baixo, o que permite assim lugares baixos e um melhor isolamento acústico permitido precisamente pela bateria de 700 kg.

Um dos princípios fundamentais deste novo modelo é o conceito de ‘Inteligência Descentralizada’ que permite trocas diretas de informações entre mais de 1000 funções, permitindo dessa forma acentuar a componente tecnológico em diversos patamares. Um controlo dedicado foi criado para cada uma das 141.200 variáveis emissoras-recetoras, podendo efetuar sub-variáveis para diferenças na climatização, velocidade, tipo de estrada, estado do veículo e estilo de condução, permitindo dessa forma efetuar múltiplas operações em simultâneo.

A nível técnico, o Spectre tira partido de um novo conceito também integrado com os comandos centrais digitais para comandar a suspensão através daquilo que chama sistema ‘Planar’, o que lhe permite desativar as barras estabilizadoras, por exemplo, para que cada roda possa atuar livremente no amortecimento e manter o conceito de ‘tapete flutuante’. Assim que uma curva é identificada na proximidade, o sistema ‘Planar’ reativa os componentes e endurece os amortecimentos e o sistema de direção às quatro rodas é preparado para entrada e saída da curva sem esforço. Neste momento, 18 sensores são monitorizados, com o esforço da direção, entrega da potência, suspensão e travões a serem ajustados para o máximo conforto.

Com 5453 mm de comprimento, o Spectre quase atinge as três toneladas de peso total, ficando-se pelos 2975 kg.

Potência silenciosa

No processo final de afinação, a Rolls-Royce obteve o valor de 430 kW/585 CV de potência e 900 Nm de binário para prestações sem esforço e silenciosas. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,5 segundos. A autonomia da bateria permitirá um valor em torno dos 520 quilómetros.

O lançamento no mercado está previsto para o final de 2023, com os testes de desenvolvimento a continuarem até lá. Já as encomendas e personalização podem começar desde já.

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