Estudos apontam que cerca de 90% dos acidentes na Europa devem-se a erro humano, sendo que 36% dos sinistros estão relacionados com a fadiga ou sonolência ao volante.

A Seat está empenhada em combater estes números e Stefan Ilijevic, chefe do departamento de inovação de produtos na marca espanhola, sublinhou o compromisso do construtor no desenvolvimento de “soluções para evitar comportamentos negligentes ao volante e reduzir significativamente os acidentes de tráfego”. Neste contexto, os engenheiros de Martorell estão a trabalhar numa nova tecnologia, com recuso a inteligência artificial, para minimizar os riscos inerentes à fadiga e sonolência na condução. Em parceria com os laboratórios israelitas da Eyesight Technologies, a marca espanhola está a desenvolver um equipamento que monitoriza em tempo real o movimento dos olhos e da cabeça do condutor, medindo os níveis de concentração e detetando se há riscos para a segurança. O sistema utiliza um algoritmo que analisa a abertura do olho, o ângulo de visão e a velocidade com que o automobilista move as pálpebras. Depois, comparando-o com a posição da cabeça e outros atributos visuais, consegue determinar se o condutor está sonolento ou distraído, emitindo de imediato um alerta.

Segundo os responsáveis da marca este tipo de tecnologia tem potencial de evolução enorme, podendo mesmo ser utilizado, por exemplo, para detetar peões ou outros obstáculos na trajetória do veículo e analisar se o condutor também os identificou.