A SEAT prepara o regresso à atividade no próximo dia 27 de abril, colocando em marcha um grande esforço para impedir uma eventual propagação do Covid-19, incluindo um plano para realizar testes PCR aos seus 15.000 funcionários.

Um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19, Espanha prepara alguns setores da indústria para o regresso gradual à atividade, incluindo o automóvel, com a SEAT a promover diversas medidas de saúde e segurança para os seus funcionários. Entre as medidas acordadas com os sindicatos, está o plano da SEAT para realizar testes PCR para a deteção da SARS-CoV-2, tratando-se estes dos mais fiáveis para identificar se as pessoas avaliadas contraíram o vírus.

A marca indica mesmo que é a primeira empresa em Espanha a realizar estes testes, esperando realizar mais de 3000 testes de PCR por semana aos colaboradores de produção da SEAT Martorell, SEAT Barcelona, SEAT Componentes e CROS, bem como ao conjunto de profissionais da empresa. Igualmente, os testes serão alargados a outras empresas do Grupo Volkswagen em Espanha.

Os primeiros testes já se iniciaram em três centros de atendimento nas instalações do CARS (Martorell), SEAT Barcelona e SEAT Componentes. Um laboratório homologado pelo Ministério da Saúde e pelo Governo da Catalunha vai analisar os testes sem afetar a atividade de saúde pública, que será coordenado pelo Serviço Médico da SEAT, com a supervisão do Dr. Bonaventura Clotet, diretor da IrsiCaixa e membro do Comité Científico da SEAT. Estes testes fazem parte de um leque abrangente de medidas preventivas destinadas a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Regresso gradual à atividade

O regresso à atividade será efetuado gradualmente para implementar as medidas de saúde e segurança necessárias. Esta decisão pretende também ajudar a reavivar o emprego na SEAT e nos fornecedores para limitar o impacto económico da crise de saúde. Por esta razão, a empresa contactou os seus principais fornecedores para coordenar o reinício da atividade.

Durante as semanas de 27 de abril e 4 de maio, a SEAT Martorell trabalhará a um turno de produção em cada uma das três linhas, na qual são fabricados os modelos Ibiza, Arona, Leon e Audi A1, com cerca de um terço da capacidade. Em conjunto, a empresa vai fabricar cerca de 325 carros por dia nas primeiras duas semanas. A partir de 11 de maio, dois turnos de produção já vão funcionar em cada uma das linhas, também num terço do volume habitual, que permitirá fabricar cerca de 650 automóveis por dia. A SEAT planeia regressar à taxa de produção pré-crise a partir de junho, de acordo com a evolução do Covid-19 e os seus efeitos na atividade comercial.

Novas medidas de saúde e segurança

Dando prioridade à saúde dos seus empregados, mas também procurando fomentar as boas práticas na sociedade, a SEAT concebeu um protocolo específico de saúde em colaboração com o serviço conjunto das empresas do Grupo Volkswagen em Espanha e os representantes sindicais, através do qual, para além dos testes de PCR, serão adaptadas as linhas de produção garantindo que todos os colaboradores possam manter a distância de segurança exigida de dois metros e, se as particularidades do local de trabalho não o permitirem, fornecer medidas adicionais para garantir a saúde e a segurança da pessoa.

Além disso, todos os trabalhadores receberão máscaras cirúrgicas e terão gel desinfetante à sua disposição. Por outro lado, as instalações também serão submetidas a uma limpeza completa antes e depois de cada turno de produção.

Enquanto este protocolo de proteção da saúde dos trabalhadores estiver em vigor, os níveis de produção pré-crise não podem ser recuperados. Por esta razão, a administração da SEAT e os representantes sindicais estão a negociar um Processo de Regulação do Emprego Temporário (ERTE) por razões organizacionais para o pessoal de produção. A duração máxima do ERTE é de oito semanas, até que a taxa de produção antes do início da pandemia seja retomada.

O pessoal não vinculado à área de produção será excluído do ERTE. Até ao regresso ao normal, a SEAT dará prioridade ao teletrabalho sempre que possível, nomeadamente para trabalhadores com crianças menores de 14 anos. Os primeiros trabalhadores não vinculados à produção têm vindo a juntar-se gradualmente aos locais de trabalho desde meados de abril e o retorno será concluído ao longo das próximas semanas.


Esforço na área da saúde

Nas últimas semanas, sem produção devido ao coronavírus, a SEAT mobilizou-se com várias iniciativas para ajudar a aliviar os efeitos da pandemia. A empresa adaptou a linha de montagem do SEAT Leon para fabricar ventiladores de emergência para atender às necessidades de saúde da crise Covid-19. A SEAT fabricou mais de 600 ventiladores numa semana e suspendeu a produção na passada sexta-feira devido ao descongestionamento das UCI.

Por outro lado, a SEAT mobilizou-se também para fabricar, em colaboração com outras empresas, máscaras cirúrgicas feitas com os filtros utilizados nas cabines da loja de tintas da fábrica de Martorell. Até agora, milhares de unidades foram fabricadas e distribuídas para hospitais, forças policiais e outras organizações.

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde autorizou a utilização destas máscaras temporariamente durante a duração da emergência sanitária causada pela Covid-19.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.