Dentro de alguns meses, o renovado Mercedes-Benz Classe E chegará aos concessionários, brandindo diversas melhorias tecnológicas, uma delas com um volante completamente novo, mais digitalizado do que nunca. Este será o pináculo da evolução que tem vindo a ser levada a cabo na marca alemã praticamente desde o início da indústria automóvel.

O volante capacitivo do novo Classe E terá um sensor de duas zonas no aro que deteta quando o condutor tira as mãos do mesmo, além de outros botões táteis que estão colocados nos raios interiores que servem para comandar diversas funcionalidades. Esses comandos capacitivos permitem um design mais elegante do volante, de acordo com a marca, com diferentes áreas funcionais e integradas nos raios do volante.

A sua operação correta está garantida mesmo em situações de calor intenso no interior, como explica Marcus Fiege, responsável da área do Desenvolvimento dos Volantes na Mercedes-Benz: “O sistema reconhece automaticamente quando o dedo está no botão a cada momento. E os botões estão concebidos para temperaturas acima de 100 graus celsius”, explica.

Este novo volante terá três verões, sendo elas a ‘Sport’, ‘Luxury’ e ‘Supersport’, o último dos quais inspirado nos desportivos mais exclusivos. Porém, as suas dimensões permanecem praticamente iguais em comparação com a geração precedente, com 370 mm no ‘Supersport’ aos 380 mm do ‘Luxury’.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.