O BMW Série 6 Gran Turismo também foi renovado, paralelamente com o Série 5, apresentando algumas novidades estéticas e tecnológicas, com destaque para a introdução de idêntica aposta na eletrificação com todas as variantes disponíveis com sistema mild-hybrid de 48 volts.

Este modelo de visual algo controverso recebe alguns retoque estéticos para o ano 2020, incidindo o trabalho na BMW na inclusão de uma nova grelha dianteira complementada por novos faróis com tecnologia full-LED com função de curva, enquanto o sistema de iluminação LED Matrix também estará disponível com função de máximos adaptativos BMW Selective Beam. Os clientes poderão ainda optar pelo sistema Adaptive LED com função de matriz LED e, no topo das opções de iluminação, o sistema BMW Laserlight que torna a condução noturna mais segura com um feixe de luz até 650 metros.

A iluminação diurna faz-se, tal como no renovado Série 5, com dois elementos em forma de ‘L’ nos faróis. Ainda no capítulo estético, a traseira é marcada por novos tubos de escape e um pacote opcional específico M Sport com difusor. Os farolins também foram retocados. As jantes passam a ter novos desenhos em dimensões de 19 e de 20 polegadas, surgindo ainda como opcional o sistema de direção ativa integral que melhora a sua versatilidade em manobras de estacionamento.

Ainda no chassis, a suspensão pneumática traseira conta, de série, com nivelamento automático, dispondo, opcionalmente de suspensão adaptativa e barra estabilizadora ativa.
No interior, repete-se, uma vez mais o processo de melhorias operado no Série 5, com materiais melhorados, iluminação ambiente opcional, ecrá tátil central de 12.3” (de série) com o sistema BMW iDrive 7 – com conectividade online melhorada e ligação aos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay – e um painel de instrumentos de 12.3 polegadas Live Cockpit Professional. O volante tem a disposição dos botões reformulada, enquanto o Assistente Inteligente Pessoal também surge de série, bem como o ar condicionado com novas funções.

Um dos pontos de destaque desta berlina é a sua habitabilidade e funcionalidade, com a BMW a apontar para uma capacidade da bagageira de 600 litros, que pode ser expandida para so 1800 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Mais faísca

Tal como o novo Série 5, todos os modelos do Série 6 Gran Turismo contam com eletrificação de 48 V de hibridação – há duas versões a gasolina e três Diesel. Todos contam com um motor de arranque-gerador de 48V com um adicional de energia de 8 kW/11 CV. A evolução da tecnologia BMW TwinPower Turbo foi aprimorada, com os motores a gasolina de quatro e de seis cilindros a disporem de injeção otimizada, enquanto os Diesel beneficiam de sobrealimentação em duas fases. Todos os motores cumprem já as normas de emissões Euro 6d.

A gama começa com o 630 i Gran Turismo com um motor a gasolina de 2.0 litros de quatro cilindros com 258 CV e 400 Nm de binário entre as 1550 e as 4400 rpm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,5 segundos e a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. O consumo médio varia entre os 5,9 e os 6,1 l/100 km, para emissões de 135 a 139 g/km. A outra motorização a gasolina é a 640i Gran Turismo (também com versão xDrive), que recorre a um motor 3.0 de seis cilindros em linha com 333 CV de potência e 450 Nm de binário. Acelera dos zero aos 100 km/h em 5,5 segundos no 640i e em 5,4 segundos no caso do modelo com tração integral. A velocidade máxima é de 250 km/h em ambos os casos. Os consumos médios cifram-se nos 6,8-7,0 l/100 km no modelo de tração traseira e de 7,2-7,4 l/100 km no de tração integral. As emissões variam entre os 155 e os 160 g/km de CO2 no modelo de tração traseira e entre os 166 e os 170 g/km de CO2 no 640i xDrive.

Quanto aos Diesel, a oferta começa com o 620d Gran Turismo, com motor 2.0 de quatro cilindros de 190 CV e 400 Nm de binário, sendo a variante para quem prefere economia de longo curso e performances adequadas, podendo acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,9 segundos para uma velocidade máxima de 220 km/h. O seu consumo médio varia entre 4,4 e os 4,6 l/100 km, enquanto as emissões de CO2 estão no intervalo entre os 116 e os 120 g/km.

Depois, há espaço para o 630d Gran Turismo (também disponível com tração integral xDrive). Este conta com motor 3.0 de seis cilindros em linha com 286 CV de potência e 650 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos (5,9 no xDrive), com um consumo médio de 4,9-5,0 l/100 km no modelo de tração traseira e 5,1-5,3 l/100 km no de tração integral. As emissões de CO2 cifram-se nos 128-133 g/km no 630d Gran Turismo e de 135-140 g/km no xDrive. A velocidade máxima é de 250 km/h.

No topo, encontra-se o 640d xDrive Gran Turismo, com motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros com 340 CV e 700 Nm, permitindo-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,3 segundos para uma velocidade máxima de 250 km/h. O consumo médio está listado entre 5,4 e os 5,6 l/100 km e as emissões de Co2 entre os 141 e os 147 g/km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.