a carregar vídeo
A Ford desenvolveu um sistema de segurança que avisa os ocupantes dos automóveis sempre que deteta risco de acidente ao abrir porta de um carro estacionado. Uma espécie de evolução do detetor de veículos no ângulo morto, mas para funcionar quando o carro está parqueado na via.

De acordo com o fabricante norte-americano, todos os anos, milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem a porta de um automóvel na trajetória de um ciclista. “Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017”, pode ler-se no comunicado divulgado.

O Exit Warning da Ford sensores e assistentes à condução já existentes nos veículos da gama para detetar a aproximação de um veículo, passando a fornecer alertas visuais, através de LEDs instalados nos espelhos retrovisores e nas portas, se antecipa o evitar risco de acidente.

A equipa de engenheiros da marca pretende continuar a desenvolver o mecanismo para que este consiga mesmo impedir momentaneamente a abertura total das portas até que o utilizador da estrada que se aproxima passe ao lado do veículo em segurança.