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Sistema LiDAR do Volvo EX90 ‘vê’ o mundo às bolinhas

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A Volvo continua a ter a segurança como uma das suas áreas mais queridas no que diz respeito à pesquisa e desenvolvimento de soluções para os seus automóveis. O novo EX90 estreia tecnologia de segurança LiDAR em larga escala, a qual tem o condão de incrementar substancialmente a proteção dos ocupantes e dos outros intervenientes na estrada. Para os que sempre se questionaram como é que o sistema ‘vê’ a área envolvência, a resposta é surpreendente: às bolinhas!

Apresentado oficialmente esta quarta-feira na cidade sueca de Estocolmo, o novo EX90 traz um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção exterior com um compêndio tecnológico composto por oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR situado pouco acima do para-brisas, na parte inicial do tejadilho. É a partir daquele local, num patamar superior para melhor observar a zona circundante, que esta tecnologia consegue analisar os objetos por diante e procurar evitar situações de perigo mesmo a grande distância.

O LiDAR (Light Detection and Ranging) é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. É capaz de detetar não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar. É capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente mesmo em velocidades de autoestrada.

A diferença que o LiDAR pode trazer para a segurança é significativa, com as investigações recentes da marca a indicarem que a sua inclusão num automóvel pode reduzir os acidentes com gravidade até 20% e proporcionar uma prevenção global até 9%.

Bolinhas em vez de caras

Para quem sempre se interrogou como é que esta tecnologia analisa a estrada e os objetos, a Volvo contou com diversos elementos demonstrativos na apresentação em Estocolmo, sempre com as esferas ou bolas em evidência. Isto porque é assim que o LiDAR ‘vê’ o mundo, mantendo-se assim defendido o princípio da privacidade de todos os intervenientes.

A marca procurou replicar as condições em que o LiDAR opera nas estradas, com um dos corredores de acesso ao espaço da Volvo a ser exatamente um cenário composto pelas esferas em representação dos objetos que são refletidos. Não é uma réplica exata, mas dá para ter uma ideia de como as identidades ficam protegidas.

O sistema foi desenvolvido pela Volvo em parceria com a Luminar, sendo denominado Iris pela companhia, funcionando num comprimento de onda de 1550 nm (nanómetros), estando associado a um processador de alto desempenho NVIDIA Orin, o que lhe permite contar com um elevado poder computacional de análise de dados e informações. Todos estes elementos são depois utilizados para a condução assistida, dispondo já de potencial para condução totalmente autónoma – dependendo dos regulamentos.

O próprio tema do evento estava residia no conceito das esferas: o EX90 usado na revelação estava ele próprio envolto em balões que foram depois erguidos para revelarem as linhas finais deste grande SUV elétrico.

Pode ler tudo sobre o novo EX90 neste link, estando o modelo programado para chegar ao mercado português nos primeiros meses de 2024.