Antevendo um futuro totalmente elétrico e cada vez mais tecnológico (sobretudo na área da segurança e da condução autónoma), o novo EX90 foi apresentado em Estocolmo como o novo topo de gama da Volvo, propondo uma série de novidades praticamente revolucionárias em automóveis de produção em série e que estão em linha com dois pilares essenciais da marca sueca: a sustentabilidade e a segurança dos ocupantes dos seus automóveis.

Tal como aconteceu com o XC90 há quase uma década, também agora o EX90 representa a entrada num novo capítulo. Em 2014, o XC90 foi o primeiro projeto inteiramente desenvolvido sob alçada da Geely, olhando já para a eletrificação com grande interesse ao propor as primeiras variantes híbridas.

Agora, noutro sinal de avanço rápido da indústria e da sociedade, o EX90 vem complementar esse outro SUV de gama 90, pegando o testemunho nalguns elementos fundamentais, como nos da sustentabilidade, eletrificação, requinte a bordo, espaço (sete lugares) e tecnologia abastada na conectividade e na segurança. Aliás, de forma confessa, a Volvo pretende que este EX90 seja o automóvel mais seguro alguma vez criado. E dá razões para tal… Mas já lá iremos.

Antes, importa notar que o EX90 é o primeiro de uma série de modelos 100% elétricos que a Volvo Cars promete apresentar, a um ritmo anual, com o objetivo de comercializar apenas automóveis puramente elétricos até 2030, cumprindo o seu ambicioso plano ambiental, no qual pretende atingir a neutralidade climática em 2040. A chegada do EX90 não representa, porém, a saída de cena do XC90: este continuará a ser produzido e será a alternativa híbrida plug-in (PHEV) da marca sueca, no segmento dos grandes SUV.

Há também aqui a consciência de que é preciso olhar para as diferentes velocidades dos mercados na adoção da eletrificação e de que é preciso fomentar a transição com propostas que se adequem às necessidades dos condutores.

“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 quilómetros, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars”, refere Jim Rowan, CEO da marca sueca.

“Com uma nova plataforma que permite a máxima estabilidade e compactação de elementos, novos motores elétricos e nova bateria, tudo desenvolvido pela Volvo, damos um passo em frente”, acrescentou o responsável máximo da marca.

Design poderoso aliado à segurança

Fiel ao design escandinavo, o Volvo EX90 obedece a uma certa linha de continuidade e de evolução, não efetuando um corte radical com o XC90, mas com proporções bastante elegantes e volumosas, com o EX90 pensado claramente para ser um familiar versátil capaz de combinar soluções avançadas de segurança suavemente integradas no desenho exterior – como é o caso do LiDAR, numa prova de que o lado prático e a segurança não têm de comprometer a estética.

Prestando grande atenção ao fator aerodinâmico, que permite melhorar a autonomia e a eficiência do automóvel, o novo EX90 conta com alguns detalhes relevantes, desde logo pela supressão da grelha, mas também com os puxadores das portas integrados, num conjunto de soluções que leva este novo SUV a registar um coeficiente aerodinâmico de 0.29 Cd, que é um número muito interessante para um veículo com as dimensões deste SUV de sete lugares. A juntar às proporções equilibradas, as jantes de 22 polegadas dão ainda maior robustez a este modelo.

O sistema LiDAR será de série no novo EX90 e é, essencialmente uma tecnologia de deteção remota que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade sendo capaz de detetar, por exemplo, peões até 250 metros de distância, mesmo de noite. Ao trabalhar com vista à introdução de sistemas de condução autónoma sem supervisão, o sistema lidar será uma das bases dos sistemas de segurança para o futuro.

A marca garante mesmo que o nível de segurança presente de série é superior ao de qualquer outro modelo da história da Volvo, usando o termo ‘inteligente’ para descrever este novo EX90. O SUV recorre a uma plataforma eletrónica altamente evoluída desenvolvida para ser capaz de ‘entender’ o condutor e a sua área circundante, com o benefício de funcionar sempre no máximo das suas capacidades para criar, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel. Terá a capacidade de ficar mais inteligente e mais seguro ao longo do tempo, à medida que recebe novos dados e novas atualizações.

O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, no interior e no exterior, apresentando um dos mais avançados packs de segurança de sempre, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e o já descrito sensor LiDAR. Todos estes elementos estão conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia NVIDIA DRIVE reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.

Esta tecnologia não fica cansada, não se distrai e está sempre disponível tendo sido desenvolvida para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja.

Ainda entre as capacidades do LiDAR, em estreia absoluta, o sistema deteta não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar eventuais perigos. Os sensores do automóvel contribuem, também, para melhorar o desempenho da função Pilot Assist, agora com um novo apoio à direção em mudanças de faixa de rodagem.

No interior, o modelo apresenta, também, um nível de tecnologia capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Sensores especiais e câmaras, suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo, avaliam a concentração do olhar – embora sem recorrer a imagens, mas sim a dados convertidos, o que evita assim qualquer desconfiança em termos de privacidade. Assim, o EX90 será capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor, se necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação. Se não houver resposta a avisos cada vez mais óbvios, por exemplo, se o condutor tiver uma doença súbita, o automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as suas luzes de perigo.

Outros sistemas presentes detetam vida a bordo e os batimentos cardíacos até de crianças, podendo atuar caso denotem a degradação nas condições de saúde por estarem fechados no veículo, por exemplo, ativando o ar condicionado nesse caso.

Em termos técnicos e tecnológicos, o EX90 será também o primeiro Volvo com o hardware preparado para a condução totalmente autónoma no futuro.

Tecnologia de ponta

O compêndio tecnológico presente no EX90 é também impressionante e resulta de uma combinação de várias competências de ponta, desde logo com um sistema central no qual se encontram as plataformas Xavier e Orin NVIDIA DRIVE e Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies. Em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo Cars, este sistema será responsável pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infoentretenimento passando pela gestão da bateria.

Por outras palavras, o EX90 assemelha-se a um avançado computador sobre rodas, estando pensado para ser melhorado ao longo do tempo graças a atualizações regulares remotas de software (OTA – over-the-air updates).

Ao combinar a plataforma central Snapdragon Cockpit com as capacidades de visualização do ‘motor’ gráfico Unreal Engine, uma ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e utilizada em alguns dos videojogos mais famosos do mundo, será possível obter um processamento central rápido com gráficos em alta-definição nos ecrãs e nos head-up-displays do Volvo EX90.

A comandar a experiência de infoentretenimento estará um grande ecrã central de 14.5”, que serve assim de ponto nevrálgico para um dos melhores sistemas atualmente no mercado, com integração Google, dando assim a possibilidade de utilizar plataformas como o Google Assistant e Google Maps, entre outras. O Volvo EX90 será também compatível com Apple CarPlay wireless.

Graças à ligação 5G de série (quando disponível), será possível instalar aplicações no ecrã central de forma muito semelhante à de um smartphone de ponta. Este automóvel estreia também o novo sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente.

O novo Volvo EX90 também virá com a tecnologia de chave através do telefone, de série. Ou seja, o smartphone servirá como chave do automóvel e irá destrancar as portas de forma automática iniciando uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, também automaticamente, ao entrar no veículo.

Interior refinado e premium

A tecnologia associa-se a um interior extremamente elegante e agradável, num sinal de claro alinhamento com a premissa premium de que é portaestandarte, sem esquecer a preocupação com a sustentabilidade, recorrendo a materiais naturais ou de origem responsável que refletem os próprios objetivos da companhia sueca.

A bordo do Volvo EX90 encontramos um novo material sustentável a que a Volvo chamou Nordico, em representação dos valores escandinavos contemporâneos que pretendem estabelecer um novo padrão no design de interiores premium. Criado com base em têxteis provenientes de materiais reciclados (como por exemplo garrafas PET) e por material biológico oriundo de florestas da Suécia e da Finlândia, o Nordico é um material progressivo e tecnicamente avançado.

No interior do EX90 encontram-se ainda painéis de madeira com certificação FSC e ampla iluminação. Os bancos têm uma opção de revestimento em mistura de lã, um tecido certificado de acordo com as normas mais rigorosas de sustentabilidade sobre bem-estar animal e questões ambientais e sociais.

Em linha com as ambições de circularidade da Volvo Cars, o EX90 também contém mais plásticos reciclados. Para além das garrafas PET, o automóvel é composto por quase 50 kg de plásticos reciclados e materiais de base biológica. É a maior quantidade de materiais fósseis não primários da linha de produtos da Volvo estabelecendo assim um novo padrão para o futuro. Adicionalmente, apresenta ainda 15% de aço reciclado e aproximadamente 25% de alumínio reciclado.

A Volvo dá também a oportunidade de personalizar o ambiente a bordo, sendo possível escolher entre sete ‘opções’ diferentes, todas elas capazes de sincronizar a decoração interior e os estofos com as cores exteriores. Cada uma delas foi especialmente criada pelos designers da Volvo, com um carácter diferente e um ambiente distinto que se adequa ao gosto particular de cada cliente. Em todo o caso, sempre inspirado no estilo de vida escandinavo e na sua relação simbiótica com a natureza.

O SUV terá uma configuração de sete lugares para uma maior versatilidade familiar. O desafogo no habitáculo é transmitido não só pelo espaço nos sete lugares, mas também pelos muitos locais de arrumação. A consola central dispõe de uma zona flutuante que é não só um elemento de design, como também uma garantia de mais espaço entre os dois lugares da frente. A capacidade da bagageira varia consoante a configuração do habitáculo, indo dos 310 litros com a terceira fila de bancos aos 1915 litros com as duas últimas filas rebatidas e num patamar intermédio uma capacidade de 655 litros.

Sob o capot dianteiro encontra-se também espaço para bagagens, conhecido por ‘frunk’, onde é possível também guardar o cabo de carregamento.

Potência silenciosa e até 600 km de autonomia

Dando também grandes passos na vertente da motorização, o EX90 será apenas elétrico, não estando previstas versões com motor de combustão – daí a manutenção do XC90, embora como híbrido plug-in.

Na sua versão de lançamento, terá tração às quatro rodas com uma bateria de 111 kWh (107 ‘úteis’) e dois motores elétricos que, na totalidade, serão capazes de disponibilizar até 380 kW/517 CV de potência e 910 Nm de binário na versão Twin Motor Performance. Posteriormente, outra versão, também de dois motores, oferecerá uma potência de 300 kW/408 CV e 770 Nm de binário máximo. Em conjunto com o novo chassis, o EX90 foi concebido para recriar uma experiência de condução envolvente e suave, sempre sem emissões. Os motores elétricos síncronos de íman permanente trifásicos com tecnologia de vetorização de binário e possibilidade de desacoplar o motor dianteiro em ‘roda livre’ para melhorar a eficiência e reduzir os consumos.

A opção por uma bateria de grandes dimensões permite-lhe já atingir os 600 quilómetros de autonomia de acordo com os testes WLTP, carregando de 10% a 80% em menos de 30 minutos quando ligado a uma tomada de carga rápida com um máximo admitido de 250 kW.

Graças à nova plataforma, os elementos elétricos do veículo foram pensados para incrementarem a própria rigidez estrutural.

Este é o primeiro modelo da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional, tecnologia que possibilita a utilização da bateria do automóvel como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo.

Preços e versões a anunciar em breve

Para o mercado nacional, a Volvo Car Portugal ainda não tem preços definidos, sendo preciso esperar até uma data mais perto do lançamento para se ficarem a conhecer os preços e as versões disponíveis. Sabe-se, desde já, que a versão de lançamento terá um nível de equipamento especial para tornar o novo EX90 ainda mais apelativo.

Com início de produção previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, o novo Volvo EX90 será posteriormente produzido, também, na China. A chegada a Portugal está prevista para os primeiros meses de 2024.

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