Como seria de esperar de um modelo da Mercedes-Benz, a AMG iria trabalhar no SL R129, inicialmente de forma independente, até a marca germânica se tornar no maior accionista da empresa em 1999. Um dos alvos foi precisamente o SL 73 AMG, produzido entre 1997 e 2001 com base no SL600 com o AMG Styling Package.
O coração do SL 73 AMG é o motor V12 M120 de 7,3L de cilindrada, com quatro válvulas por cilindro, duas árvores de cames em cada cabeça e injecção de combustível Bosch HFM, para um débito de 525cv às 5.500rpm e 750Nm de binário às 4.000rpm. Este mesmo motor equiparia também o já icónico Pagani Zonda.
No total, a AMG produziu apenas 85 unidades do SL 73 e neste artigo encontramos um exemplar que passou os últimos 17 anos parado num parque. Chegou às instalações da AMG para conversão no SL 73 a 28 de Abril de 1999, encomendado por Wolfgang Lanzendörfer, sendo terminado a 11 de Agosto do mesmo ano, pintado em Amber Red Metallic, sendo o único SL 73 AMG nesta cor. Foi especificado com interior Designo em pele preta e vermelha, contando com pormenores em fibra de carbono vermelha.
Em 2005 foi adquirido pelo seu segundo proprietário que pouco circulava com ele, até o ter parado de vez em 2007. Foi agora descoberto e adquirido pela Mechatronik, especialistas Mercedes-Benz, que já procederam ao seu recondicionamento e que irá integrar a colecção privada da empresa.