Mercedes-Benz Trucks eActros 600 vai percorrer mais de 13 mil km

07/05/2024

A Mercedes-Benz Trucks vai iniciar na Alemanha, dia 11 de junho, o teste mais extenso da história da empresa com o camião elétrico eActros 600. Na estrada, vão estar dois protótipos deste modelo que vão realizar 13.000 quilómetros, visitando 20 países. Cada um dos veículos terá um peso toral de reboque de 40 toneladas. Esta experiência vai permitir à Mercedes Benz Trucks fazer uma avaliação do camião em diferenres topografias e zonas climáticas. A fabricante alemã irá posteriormente partilhar as conclusões deste teste com os clientes interessados.

 

Por outro lado, este teste servirá também para a Mercedes-Benz Trucks provar que o eActros 600 torna possível o transporte transnacional de longa distância puramente elétrico a bateria na Europa. Por exemplo, a intenção é carregar as baterias exclusivamente em postos de carregamento públicos. Mesmo que a construção de uma infraestrutura pública contínua de carregamento de veículos elétricos ainda seja imperativa para o crescimento do mercado dos camiões elétricos, a viagem denominada “eActros 600 European Testing Tour 2024” pretende enviar um sinal positivo a todas as partes envolvidas. A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo motor elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente permitem ao eActros 600 atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem carga intermédia.

Christof Weber, chefe de Testes Globais de Camiões da Mercedes-Benz, disse: “Testámos vários protótipos do eActros 600 nos últimos anos. Seja no Norte da Finlândia ou no Sul de Espanha, o veículo já provou há muito tempo o que pode fazer. Com o desenvolvimento da série, estamos agora na reta final. O ‘eActros 600 European Testing Tour 2024’ permite-nos enviar uma mensagem clara alguns meses antes do lançamento da produção em série: Estamos firmemente convencidos de que os dois protótipos do eActros 600 dominarão extremamente bem esse enorme feito de força que envolve o mais extenso teste realizado pela Mercedes-Benz Trucks até ao momento.”

eActros 600

Stina Fagerman, diretora de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, acrescentou: “Há um interesse muito grande dos clientes no eActros 600. Desde o início das vendas no final do ano passado, já registámos mais de 1.000 pedidos, e também alcançámos um número de quatro dígitos com cartas de intenções. Isto é ainda mais impressionante tendo em conta que os veículos de demonstração dos clientes só começarão a funcionar no segundo semestre do ano. O veículo já convenceu muitos clientes antecipadamente.”

Stina Fagerman continua: “Com o ‘eActros 600 European Testing Tour 2024’, estamos a colocar o nosso foco na expansão da nossa experiência nas áreas de consumo e opções de implantação do e-truck sob uma ampla gama de condições, permitindo-nos fornecer aos nossos clientes com serviços de consultoria ainda mais sólidos. Além disso, pretendemos informar os decisores políticos e do sector da energia, bem como o público em geral, sobre as possibilidades oferecidas pelos motores elétricos a bateria no segmento de longo curso e, desta forma, impulsionar ainda mais a dinâmica na construção da infra-estrutura necessária.”

O European Testing Tour do eActros 600 está programado para começar em Frankfurt/Main dia 11 de junho e será acompanhado por atividades de comunicação.

Experiência de e-tour pela Europa com o eActros 300/400

Já no ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou uma viagem de vendas pela Europa em conexão com o eActros 300/400 para transporte de distribuição pesada. Três e-trucks percorreram cada um mais de 5.000 quilómetros pela Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica. No total, a Mercedes-Benz Trucks Sales realizou 14 eventos para clientes com mais de 1.500 convidados e 1.250 test drives.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilómetros, o que significa que a infraestrutura de carregamento no depósito e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todas as outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura de carregamento pública é vital para tornar o camião elétrico viável para transporte de longa distância em toda a Europa. Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá posteriormente o carregamento em megawatts (MCS). Em abril deste ano, os investigadores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso pela primeira vez um protótipo do eActros 600 em uma estação de carregamento com potência de um megawatt no centro interno de desenvolvimento e testes em Wörth am Rhein. Os clientes podem solicitar uma pré-instalação do MCS. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, está prevista a sua adaptação para estes primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma saída de cerca de um megawatt.

Visualmente, o camião elétrico de longo curso é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. No que diz respeito à rentabilidade dos operadores de frotas, o camião elétrico pretende estabelecer novos padrões, substituindo a longo prazo a maioria dos camiões a diesel no importante segmento de transporte de longo curso. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância elétrico a bateria é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.