A Skoda vai ter novo CEO a partir de 1 de julho, com Klaus Zellmer a assumir o cargo em sucessão a Thomas Schäfer, que será nomeado Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos de Passageiros e que passará também para o Conselho de Administração do grupo, tornando-se chefe do grupo da marca de ‘volume’.

Klaus Zellmer é atualmente o membro do Conselho de Administração responsável pelas vendas, marketing e pós-venda da marca Volkswagen Veículos de Passageiros, sendo nomeado como novo membro do Conselho de Administração da Skoda Auto Auto a 1 de julho de 2022, para ser posteriormente eleito pelo Conselho de Administração como o seu novo Presidente, conforme é determinado pela lei checa.

Klaus Zellmer, licenciado em administração de empresas, iniciou a sua carreira profissional em 1997 como assistente de um membro do Conselho de Administração da Porsche AG. Em 1999, mudou-se para a Porsche France para trabalhar no desenvolvimento da rede de vendas, assumindo posteriormente o cargo de Gestor de Área para a América do Norte. Em 2000, como gestor de projetos, supervisionou o desenvolvimento das áreas de vendas e marketing relacionadas com a nova fábrica Porsche em Leipzig. Depois de gerir o apoio ao cliente na fábrica da Porsche, Zellmer tornou-se Chefe de Marketing da Porsche Alemanha em 2007. Subiu então para o cargo de Presidente do Conselho de Administração, em 2010.

Em 2015, Zellmer juntou-se à Porsche Cars North America em Atlanta, EUA, como Presidente e CEO. Desde 15 de Setembro de 2020, Klaus Zellmer é o membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen Veículos de Passageiros responsável pelas vendas, marketing e pós-venda.

Na qualidade de Chefe de Operações, Thomas Schäfer é já responsável pelo negócio operacional da marca Volkswagen desde 1 de abril de 2022 e será o seu Presidente a 1 de julho de 2022. Ao mesmo tempo, juntar-se-á ao Conselho de Administração do Grupo como Presidente da Marca e irá dirigir o grupo da marca ‘Volume’.

Segundo Murat Aksel, Presidente do Conselho de Supervisão da Skoda Auto, “Thomas Schäfer guiou a empresa em segurança ao longo de dois anos extremamente desafiantes e ao mesmo tempo formulou um plano claro para o futuro com a ‘Next Level – Skoda Strategy 2030’. Atualmente, a Skoda Auto é mais elétrica, digital e internacional do que nunca”, lembrando ainda o papel que teve na responsabilização da marca pelas regiões e plataformas do Grupo Volkswagen e implementando com sucesso o projeto ‘India 2.0’.

Sobre o seu sucessor, Aksel afirmou-se “encantado por termos sido capazes de recrutar um dos nossos gestores de mais alto nível para a Skoda Auto. Klaus Zellmer tem mais de 20 anos de experiência no setor. Durante este tempo, ele não se distinguiu apenas como um dos principais especialistas do setor automóvel, como também demonstrou uma grande visão estratégica e empreendedora. Estou convencido de que, juntamente com a equipa de direção, ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a avançar sistematicamente para o desenvolvimento bem-sucedido da Skoda Auto”.