Embora fazendo parte da mais recente leva de lançamentos da Skoda, o Enyaq recebe já uma melhoria técnica e de equipamento transversal a todas as versões e estilos de carroçaria (SUV e Coupé), dando-lhe ainda maior autonomia. Noutra nota de menor relevo, a denominação iV desaparece de vez.

A renovada família de modelos Enyaq da Skoda irá receber algumas alterações visuais para incorporar a mais recente identidade da marca, como os novos logótipos e estilos de letra, sendo que a denominação iV, criada há alguns anos para diferenciar as versões eletrificadas das demais, irá desaparecer. Assim, as várias versões serão apenas distinguidas pela denominação numérica ou pelas siglas especiais, como são os casos das RS e Laurent & Klement.

A par dessas mudanças visuais, mais circunstanciais do que profundas, os SUV elétricos irão receber algumas novidades técnicas, tanto nos motores, como nas baterias. Assim, em vez dos Enyaq 80 e 80x, irão aparecer as variantes Enyaq 85 e 85x, com esta mudança a dever-se, essencialmente, aos novos motores do eixo traseiro e à melhor capacidade de gestão da bateria. Os modelos poderão assim dispor de uma autonomia melhorada e de maior rapidez de carregamento.

O 85 disporá de uma autonomia de até 565 quilómetros em ciclo misto WLTP, enquanto a bateria poderá recarregar de 10% a 80% em apenas 28 minutos, sendo que a autonomia é ainda maior na versão Coupé, graças a uma aerodinâmica mais favorável, anunciando então 576 quilómetros. O motor traseiro elétrico tem uma potência de 210 kW/286 CV (em vez dos 150 kW da versão anterior, ou seja, 204 CV). Em resultado desta alteração, o Enyaq 85 pode acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,7 segundos, menos dois segundos do que anteriormente.

Por seu turno, a versão 85x de tração integral, também dispõe de uma potência combinada de 210 kW/286 CV, mais 15 kW/22 CV do que anteriormente. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,6 segundos, dispondo de uma autonomia homologada de 538 quilómetros no SUV ou 548 quilómetros no Coupé. O carregamento aceita um máximo de 175 kW (CC), reduzindo o tempo de carga dos 10% aos 80% para 28 minutos.

O Enyaq RS também beneficia de novidades, tanto ao nível da gestão da bateria, como das prestações, graças à potência combinada de 250 kW/340 CV, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,5 segundos (em ambas as carroçarias). A autonomia foi incrementada para os 541 quilómetros no SUV e para os 547 quilómetros no Coupé. Todas as versões passam a ter como velocidade máxima os 180 km/h.

Os novos modelos também passam a dispor de funcionalidade de pré-condicionamento da bateria antes de um carregamento em corrente contínua, podendo ser feito de forma automática com o auxílio do sistema de navegação (quando inserido como destino) ou de forma manual pelo ecrã tátil.

Mudanças no interior

A bordo, os Enyaq 85, 85x e RS também recebem novidades, como um novo ordenamento dos botões de comando para diversas funções. Por outro lado, da versão 85 para cima, o sistema de infoentretenimento também foi revisto no grafismo, beneficiando da versão 4.0 do software, que introduz um novo interface em linha com a nova identidade da marca de simplicidade e funcionalidade.

Isto porque a marca checa garante que será mais intuitivo e tornará a interação mais fácil com o modelo. O painel de instrumentos digital e o ecrã do head-up têm igualmente novos grafismos, ao passo que a assistente virtual ‘Laura’ terá capacidades melhoradas, com uma compreensão atualizada dos comandos dos utilizadores, que poderão observar uma transcriação em tempo real dos seus pedidos no ecrã de infoentretenimento.

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