A versão mais desportiva da gama Octavia seria apresentada no Salão de Genebra, com a marca checa a dar os primeiros detalhes deste seu novo modelo híbrido Plug-in.

O topo de gama da Skoda para a gama Octavia irá dispor de aparência mais agressiva, combinando tradição e inovação, mas com muitos elementos a preto e desenho específico no interior que presta homenagem ao historial RS da Skoda. Ao mesmo tempo, não querendo ficar para trás na corrida da eletrificação, a marca irá dotar este seu Octavia com uma motorização Plug-in híbrida, ao abrigo da sua estratégia iV de sustentabilidade.

a carregar vídeo

No exterior, o Octavia RS iV contará com grelha em preto, spoilers inferiores na dianteira e traseira e um difusor também rematado a preto para uma aparência mais distinta como membro da família RS. As jantes de liga leve também teriam cor preta, deixando ver pelos seus intervalos as pinças de travão pintadas a vermelho. Na traseira, ainda, um spoiler superior na tampa da bagageira na berlina, ao passo que na carrinha esse elemento surge como prolongamento do tejadilho.

A solução mecânica esolhida para este modelo RS foi a híbrida Plug-in com recurso a um motor 1.4 TSI em combinação com um motor elétrico de 85 kW para uma potência combinada de 245 CV e um binário máximo de 400 Nm, ou seja, dados técnicos semalhantes aos do Volkswagen Golf GTE. O valor de emissões de CO2 homologado em ciclo WLPT é de cerca de 30 g/km, enquanto a autonomia elétrica é de 55 quilómetros. Ainda a nível técnico, nota para a suspensão desportiva que confere uma condução mais dinâmica.

Além da versão RS, o Octavia terá ainda uma variante mais simples híbrida, com o mesmo motor 1.4 TSI aliado a um motor elétrico para uma potência combinada de 204 CV e binário de 350 Nm. Disponível nos níveis de equipamento Ambition e Style, este modelo conta com uma bateria de iões de lítio de 37 Ah e capacidade de 13 kWh. Tanto o RS como o modelo menos potente podem ser carregados em tomadas domésticas de 230V ou numa ‘wallbox’.

Noutra nota, a Skoda iria mostrar também o Kamiq Scoutline, sendo a primeira vez que um SUV da marca recebe o nível de equipamento Scoutline, que apresenta arcos das rodas em preto e elementos inferiores da carroçaria em cinzento. As jantes desta versão variam entre as 17 e as 18 polegadas, estando disponível com todos os motores da gama, ou seja, dos 90 aos 150 CV.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.