A Skoda revelou o novo Enyaq Coupé iV, modelo com base no SUV lançado anteriormente, mas dotado de estilo mais desportivo e com uma eficiência aerodinâmica mais apurada, a que se junta ainda uma versão desportiva RS de 220 kW (295 CV).

Após o lançamento bem-sucedido do Enyaq iV no ano passado, a marca checa torna a gama mais versátil com a introdução de uma carroçaria mais desportiva Coupé com um design mais emotivo sem prejudicar a versatilidade, graças à superior capacidade de acomodação de componentes elétricos permitida pela plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Um exemplo disso é a capacidade da bagageira de 570 litros e o espaço interior, que oferece conforto e amplitude de vivência para os passageiros.

O novo Enyaq Coupé iV (bem como o seu ‘irmão’ Enyaq iV) são produzidos na principal fábrica da Skoda, em Mladá Boleslav, sendo mesmo os únicos automóveis com base na plataforma MEB a serem produzidos fora da Alemanha. Com um valor de eficiência aerodinâmica de 0.234 Cd, o design mais esguio permitiu-lhe também oferecer uma autonomia que pode chegar aos 545 quilómetros no ciclo WLTP (no caso do Enyaq Coupé iV 80).

O design desta versão é efetivamente um dos seus pontos fortes, exalando uma presença mais desportiva sobretudos nos níveis Sportline e RS iV, este último vincadamente mais dinâmico, com um ‘lábio’ inferior no para-choques e saias laterais à cor da carroçaria. As jantes variam entre opções de 19 e de 21 polegadas.

“Após o lançamento de sucesso do SUV, o novo Enyaq Coupé iV traz ainda maior emotividade, estilo desportivo e elegância à família Skoda iV”, começa por destacar Thomas Schäfer, CEO da Skoda. “Os nossos designers e engenheiros voltaram a ser bem-sucedidos na combinação de um elevado nível de funcionalidade com um design emotivo. O novo topo de gama é também o primeiro Skoda RS elétrico de sempre”, acrescenta.

A maior diferença face ao SUV convencional está na secção traseira a partir do pilar B, que ‘cai’ mais suavemente rumo à tampa da bagageira para um efeito mais elegante e mais eficiente. O tejadilho panorâmico em vidro escurecido é outro dos elementos de destaque deste Skoda, sendo mais fino do que um tejadilho convencional em chapa, assim dando mais espaço em altura para os ocupantes, sobretudo nos bancos traseiros. Tal como o Enyaq iV, a grelha iluminada ‘Crystal Face’ é opcional, mantendo a característica de 131 LED que tornam a dianteira mais visível a longa distância. Este elemento é de série na versão RS iV.

Além do formato mais eficiente da carroçaria, a eficiência aerodinâmica e, consequentemente, a autonomia, beneficiam também de medidas como a grelha ativa inferior no para-choques dianteiro, cobertura do fundo do veículo, cortinas de ar para direcionar o fluxo de ar e um spoiler traseiro. Opcionalmente, uma bomba de calor permite ganhar ainda maior eficiência, ajudando a poupar o consumo energético proveniente da bateria de tração.

Versões de tração traseira ou integral desportiva

O novo coupé estará disponível com quatro níveis de potência, com início nos 132 kW/177 CV com tração traseira para o Enyaq Coupé iV 60, que está equipado com uma bateria de 62 kWh (58 kWh líquidos). Ligeiramente mais potente, o Enyaq iV 80 é também tração traseira, mas com uma potência de 150 kW/204 CV, tirando partido de uma bateria de 82 kWh (77 kWh líquidos). Ambos debitam 310 Nm de binário máximo a partir da configuração de motor único no eixo traseiro.

Além dessa bateria de maior capacidade, os Enyaq Coupé iV 80x e o RS iV contam com um segundo motor elétrico (posicionado na frente), estando assim dotados de tração integral. A versão 80x debita 195 kW/261 CV de potência e 425 Nm de binário máximo, ao passo que o mais desportivo RS iV debita 220 kW/295 CV de potência e 465 Nm de binário máximo, com uma personalidade mais desportiva, como os apontamentos a preto ou faixa vermelha na traseira que é característica dos modelos RS.

Disponível apenas em cor verde ‘Mamba Green’, este último leva 6,5 segundos a acelerar dos zero aos 100 km/h e atinge os 180 km/h de velocidade máxima (mais 20 km/h do que as demais versões).

Os modelos contam com diferentes modos de condução para diferentes momentos, ora privilegiando o dinamismo, ora a eficiência.

Interior funcional e inteligente

Apresentando uma imagem semelhante à do Enyaq iV já à venda, o coupé regista um desenho funcional e moderno, com diversas opções de personalização em termos de materiais, com seleções de Design baseadas em ambientes modernos e com recurso a materiais naturais e sustentáveis, como plástico reciclado. A marca propõe dez pacotes temáticos e opções individuais para cada uma delas, tornando a configuração mais simples, de acordo com a Skoda.

Entre os elementos de série encontram-se o ecrã central de infoentretenimento de 13 polegadas e o painel de instrumentos Digital Cockpit de 5.3 polegadas que pode ainda ser complementado de forma opcional por um sistema head-up display com realidade aumentada.

As baterias disponíveis no Enyaq Coupé podem ser recarregadas em postos rápidos, permitindo assim repor de 10% a 80% em apenas 29 minutos. Numa ‘wallbox’ doméstica de 11 kW, consegue carregar na totalidade em seis a oito horas. O cabo ‘Modo 3’ é de série com este modelo.

O lançamento deste novo modelo da Skoda terá lugar ao longo do primeiro semestre de 2022.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.