A Skoda revelou mais um trabalho da sua academia de estudantes, que desde 2013/14 tem vindo a conceber variantes distintas de automóveis de produção em série da marca checa como trabalhos de fim de curso. A ideia é dar aos jovens estudantes as competências necessárias para o trabalho no setor automóvel. O modelo deste ano, o Roadiaq, é um escritório sobre rodas que também apela ao espírito de aventura para os chamados nómadas digitais.

Com o apoio de tutores e de peritos de diversos departamentos, 29 alunos completaram o nono projeto de ensino vocacional, o Roadiaq, que pode ser um escritório móvel, no sentido em que oferece uma área de trabalho dedicada, um monitor de 27 polegadas a bordo, ligação permanente à Internet, soluções inovadoras de arrumação, tomadas elétricas e até… uma máquina de café expresso. Mas a sua versatilidade vai mais longe, já que também se pode converter numa área de estar com cama e uma pequena cozinha!

A base deste projeto foi um Enyaq 80x Sportline 100% elétrico, sendo por isso um modelo sustentável, mas houve a necessidade de fazer adaptações profundas para ir ao encontro das ideias dos estudantes da Skoda, alterando o tejadilho e uma nova secção traseira à qual pode ser acoplada uma tenda. Tecnicamente, o Roadiaq conta com tração integral por intermédio da combinação dos dois motores elétricos, um assíncrono de 80 kW no eixo dianteiro e outro síncrono de 150 kW no eixo traseiro para assim oferecer um total de 195 kW/265 CV. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade ‘bruta’ de 82 kWh (77 kWh utilizáveis) e permite até 495 quilómetros de autonomia com um único carregamento em ciclo WLTP.

Se aqui não existiram alterações, o formato de carroçaria foi muito trabalhado, sobretudo no tejadilho e área traseira, com a altura a ser a única área em que houve mudanças. Com 2050 mm de altura, é mais de 35 mm mais alto do que o Enyaq de base, enquanto o comprimento tenha-se mantido nos 4649 mm e a largura nos 1879 mm. Já a distância entre eixos cresceu ligeiramente para os 2770 mm, com uma distância ao solo também aumentada para os 190 mm.

Uma parte do tejadilho original teve de ser removida para oferecer mais espaço para a cabeça, enquanto atrás a zona da porta traseira esquerda foi reconfigurada totalmente, havendo uma cama com espaço para arrumações e cortina de Sol na janela para maior privacidade. Um painel solar também permite gerar energia a partir de fonte renovável, útil para alimentar alguns dos aparelhos a bordo. Os têxteis usados para os revestimentos dos bancos, portas e tablier são feitos de materiais 100% reciclados, ao passo que o mobiliário para acampar, dormir e trabalhar remotamente foi feito por medida, após consulta com peritos na área.

De resto, olhando para o exterior, o modelo monta jantes de 21 polegadas, de estilo ‘Supernova’, enquanto a pintura de dois tons – verde Esmeralda e branco Lunar – torna o Roadiaq mais distinto.

O Roadiaq é o resultado de mais de 2000 horas de trabalho, sendo também a primeira vez que um carro deste programa académico da Skoda tem por base o Enyaq.

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