A Smart acaba de confirmar o desenvolvimento do seu primeiro crossover, construído sobre a plataforma SAE da Geely. De acordo as informações avançadas, o modelo será compacto, respeitando o ADN da marca especializada na produção de veículos urbanos.

Daniel Lescow, vice-presidente de vendas globais do fabricante do grupo Daimler, foi o primeiro a partilhar no Linkedin detalhes do novo modelo, que define como “o novo alfa na selva urbana”.

O crossover da Smart, produto que resulta da ‘joint venture’ celebrada entre a chinesa Geely e a Mercedes-Benz, será baseado na plataforma elétrica modular que serve vários veículos da Lynk & Co e, muito brevemente, da Volvo.

O gigante mercado chinês é, de acordo com aquele responsável, o primeiro destilo do modelo elétrico, embora o carro esteja também a ser projetado com as especificações europeias, onde chegará numa segunda fase da comercialização.

Não são conhecidas para já mais informações sobre o futuro Smart, que Lescow anuncia como excepcional, instantaneamente reconhecível como um Smart, ultramoderno, sofisticado e com avançadas soluções de conectividade”. Apenas que a plataforma técnica que utiliza foi desenvolvida com o intuito de alcançar as cinco estrelas nos testes de segurança e oferecer até 644 km de autonomia, admitindo configuração de tração dianteira, traseira ou integral e até três motores elétricos.