Após muita expectativa, a Dacia revelou aquele que será o seu elétrico acessível para democratizar a mobilidade elétrica, o Spring, que promete uma autonomia superior a 200 quilómetros e versatilidade acrescida, não esquecendo até uma versão comercial para o futuro.

Desde que a Dacia se aventurou no mercado europeu com os seus automóveis de baixo custo que a marca se tornou numa aposta firme, então com o Logan, um modelo simples, acessível e de competências honestas, que depois outros automóveis complementaram, como o Sandero ou o Duster, este último já com outra imagem.

Agora, aproveitando a experiência do Grupo Renault na mobilidade elétrica, a Dacia apresenta um novo capítulo na sua história, com um pequeno elétrico inspirado no Spring Electric Concept revelado em março de 2020. A inspiração para este modelo vem, como já seria de esperar, do Renaut City K-ZE que se vende no mercado chinês, partilhando muita da sua filosofia. Porém, entre as novidades de maior relevo surge ainda a indicação de que a Dacia terá também uma versão comercial denominada Cargo para as entregas de último quilómetro (last mile).

O início das encomendas do novo Dacia Spring Electric está previsto para a primavera de 2021, com uma gama e uma oferta comercial simples: bateria já incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.

100% jovem

Enquanto modelo elétrico, o Dacia Spring Electric revela um estilo jovial com formato SUV: a maior altura ao solo (150 mm em vazio), as proteções inferiores e nas cavas das rodas e as barras de tejadilho transmitem-lhe um ar aventureiro, mesmo tratando-se de um claro citadino, com dimensões contidas – mede 3,73 metros de comprimento, 1,62 metros de largura (sem retrovisores) e 1,51 metros de altura.

Muitas das linhas inspiram-se também naquilo que já se viu nos novos Sandero e Logan, com os faróis dianteiros afilados em LED, capot com nervuras proeminentes e volumosos para-choques. Detalhe distintivo dos automóveis elétricos, a grelha dianteira do Spring é fechada, com relevos em 3D, escondendo a tampa que dá acesso ao ponto de recarga cuja abertura é operada a partir do habitáculo. As óticas traseiras apresentam a nova assinatura luminosa da Dacia, em forma de Y.

No lançamento, o Spring Electric terá ainda um pack especial colorido para maior irreverência, com o laranja a dominar: nos retrovisores, na parte decorativa das barras de tejadilho e na moldura dos faróis de nevoeiro dianteiros.

Quanto ao interior, a fórmula elétrica permite oferecer um habitáculo mais espaçoso para quatro adultos, com a Dacia a prometer uma altura interior generosa e um raio de 100 mm ao nível dos joelhos. Os ocupantes dos bancos dianteiros podem tirar partido de 23,1 litros de capacidade em espaços de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, as bolsas nas portas e os espaços na consola central. A bagageira surpreende no espaço: 300 litros sem contar com o espaço sob o piso reservado para a roda de reserva, que é opcional. Rebatendo o banco traseiro, aumenta-se a capacidade para os 600 litros.

Motorização elétrica simples

Sem complicar, a Dacia optou por uma unidade elétrica fiel à sua própria filosofia de poupança, com 33 kW de potência (44 CV), 125 Nm de binário e uma bateria de 26.8 kWh, o que lhe permite oferecer uma autonomia de 225 (ciclo combinado) no protocolo WLTP. No entanto, a Dacia enaltece que no ciclo WLTP City (que compreende apenas o trajeto urbano homologado) a autonomia é de de 295 quilómetros. O Spring dispõe ainda de botão ‘Eco’, função que limita a potência aos 23 kW (em vez dos habituais 33 kW) e a velocidade máxima aos 100 km/h. Sem ativação da função, a velocidade máxima do Spring é de 125 km/h.

Os carregamentos podem ser feitos de diferentes formas, seja pela tomada doméstica de 2.3 kW (menos de 14 horas para atingir os 100%), seja através de uma ‘wallbox’ (cabo em opção) ou de carga rápida DC, levando menos de uma hora dos zero aos 80% a 30 kW (também em opção). Nota para o facto de existirem duas opções de ‘wallbox’ – uma de 3.7 kW, que demora 8h30 para atingir os 100% de carga, e outra de 7.4 kW, que leva menos de cinco horas.

Para a cidade, a marca destaca ainda o raio de viragem de apenas 4,8 metros.

Equipamento essencial

O equipamento de série inclui a direção de assistência variável 100% elétrica, o fecho centralizado com comando à distância e os quatro vidros elétricos. Além disso, um ecrã numérico de 3,5” marca presença entre os mostradores principais e o reconhecimento vocal, através do Google ou da Apple, pode ser ativado, facilmente, através de um comando colocado no volante. Em opção, o cliente pode optar por ar condicionado manual, sistema multimédia, comando elétrico dos retrovisores e roda suplente.

O sistema de auxílio ao estacionamento, que está disponível como opção, oferece avisos sonoros e visuais, graças ao recurso a três radares de ultrassons colocados no para-choques traseiro e a uma câmara de marcha atrás. Também em opção, o equipamento multimédia Media Nav inclui ecrã tátil de 7.0 polegadas, rádio DAB, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, ligação Bluetooth e tomada USB. O reconhecimento de voz (via smartphone) pode ser ativado através de um comando no volante.

Na vertente da segurança, o Spring é mais generoso, com itens de série como o limitador de velocidade, o ABS, o ESP, repartidor eletrónico de travagem, seis airbags, botão de emergência (SOS), iluminação automática dos faróis e a travagem automática de emergência (ativo entre os 7 e os 170 Km/h). Se o sistema detetar um risco iminente de colisão, alerta o condutor através de sinais sonoros e visuais, antes de ampliar a capacidade do sistema de travagem caso o condutor atue sobre os travões ou, caso este não reaja atempadamente ou com potência suficiente, atuando automaticamente.

Aplicação prática

A partir de um smartphone, a aplicação gratuita MY Dacia permite conhecer, em tempo real, a capacidade da bateria, a autonomia restante em quilómetros, pré-regular a temperatura do habitáculo (climatização) e localizar o automóvel. Sempre que o Spring Electric está ligado à tomada, a aplicação permite ainda conhecer a progressão da carga e de a iniciar ou parar remotamente.

Versões especiais: da partilha…

Apoiando-se na experiência adquirida com o ZITY, serviço de partilha de automóvel operado pelo Grupo Renault e pela Ferrovial em Madrid e Paris, a Dacia desenvolveu uma versão específica do Spring para este mercado de “auto partilha”. Assim, o modelo encontra-se pré-equipado para receber a tecnologia dos diferentes operadores, que lhes permitem efetuar a geolocalização das viaturas e permite a abertura das portas com a ajuda de um smartphone.

No habitáculo, o condutor encontrará o ambiente do seu fornecedor do serviço de partilha no ecrã, graças à replicação das informações através do smartphone (Apple CarPlay e Android Auto). Este irá dispor ainda de um sistema de navegação e da ajuda ao estacionamento (sensores de radar e câmara de marcha-atrás na retaguarda).

…E do trabalho

Vocacionado para o segmento profissional, o Spring Electric Cargo vê a bagageira estendida ao lugar que ocupava o banco traseiro, recebe um revestimento em plástico durável no piso e na zona ocupada pelas cavas das rodas, quatro anéis de fixação e uma antepara que divide a zona de carga dos passageiros da frente. O comprimento da área de carga desta versão específica é de 1033 mm, a capacidade da mala de 800 litros e a carga útil é de 325 quilos.

Previsto para 2021, o Dacia Spring terá uma garantia de três anos ou 100.000 quilómetros e as baterias terão uma garantia de oito anos ou 120.000 quilómetros.

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