Desde que a Dacia se aventurou no mercado europeu com os seus automóveis de baixo custo que a marca se tornou numa aposta firme, então com o Logan, um modelo simples, acessível e de competências honestas, que depois outros automóveis complementaram, como o Sandero ou o Duster, este último já com outra imagem.
Agora, aproveitando a experiência do Grupo Renault na mobilidade elétrica, a Dacia apresenta um novo capítulo na sua história, com um pequeno elétrico inspirado no Spring Electric Concept revelado em março de 2020. A inspiração para este modelo vem, como já seria de esperar, do Renaut City K-ZE que se vende no mercado chinês, partilhando muita da sua filosofia. Porém, entre as novidades de maior relevo surge ainda a indicação de que a Dacia terá também uma versão comercial denominada Cargo para as entregas de último quilómetro (last mile).
O início das encomendas do novo Dacia Spring Electric está previsto para a primavera de 2021, com uma gama e uma oferta comercial simples: bateria já incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.
100% jovem
Enquanto modelo elétrico, o Dacia Spring Electric revela um estilo jovial com formato SUV: a maior altura ao solo (150 mm em vazio), as proteções inferiores e nas cavas das rodas e as barras de tejadilho transmitem-lhe um ar aventureiro, mesmo tratando-se de um claro citadino, com dimensões contidas – mede 3,73 metros de comprimento, 1,62 metros de largura (sem retrovisores) e 1,51 metros de altura.Muitas das linhas inspiram-se também naquilo que já se viu nos novos Sandero e Logan, com os faróis dianteiros afilados em LED, capot com nervuras proeminentes e volumosos para-choques. Detalhe distintivo dos automóveis elétricos, a grelha dianteira do Spring é fechada, com relevos em 3D, escondendo a tampa que dá acesso ao ponto de recarga cuja abertura é operada a partir do habitáculo. As óticas traseiras apresentam a nova assinatura luminosa da Dacia, em forma de Y.
No lançamento, o Spring Electric terá ainda um pack especial colorido para maior irreverência, com o laranja a dominar: nos retrovisores, na parte decorativa das barras de tejadilho e na moldura dos faróis de nevoeiro dianteiros.
Quanto ao interior, a fórmula elétrica permite oferecer um habitáculo mais espaçoso para quatro adultos, com a Dacia a prometer uma altura interior generosa e um raio de 100 mm ao nível dos joelhos. Os ocupantes dos bancos dianteiros podem tirar partido de 23,1 litros de capacidade em espaços de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, as bolsas nas portas e os espaços na consola central. A bagageira surpreende no espaço: 300 litros sem contar com o espaço sob o piso reservado para a roda de reserva, que é opcional. Rebatendo o banco traseiro, aumenta-se a capacidade para os 600 litros.
Motorização elétrica simples
Os carregamentos podem ser feitos de diferentes formas, seja pela tomada doméstica de 2.3 kW (menos de 14 horas para atingir os 100%), seja através de uma ‘wallbox’ (cabo em opção) ou de carga rápida DC, levando menos de uma hora dos zero aos 80% a 30 kW (também em opção). Nota para o facto de existirem duas opções de ‘wallbox’ – uma de 3.7 kW, que demora 8h30 para atingir os 100% de carga, e outra de 7.4 kW, que leva menos de cinco horas.
Para a cidade, a marca destaca ainda o raio de viragem de apenas 4,8 metros.
Equipamento essencial
O equipamento de série inclui a direção de assistência variável 100% elétrica, o fecho centralizado com comando à distância e os quatro vidros elétricos. Além disso, um ecrã numérico de 3,5” marca presença entre os mostradores principais e o reconhecimento vocal, através do Google ou da Apple, pode ser ativado, facilmente, através de um comando colocado no volante. Em opção, o cliente pode optar por ar condicionado manual, sistema multimédia, comando elétrico dos retrovisores e roda suplente.
O sistema de auxílio ao estacionamento, que está disponível como opção, oferece avisos sonoros e visuais, graças ao recurso a três radares de ultrassons colocados no para-choques traseiro e a uma câmara de marcha atrás. Também em opção, o equipamento multimédia Media Nav inclui ecrã tátil de 7.0 polegadas, rádio DAB, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, ligação Bluetooth e tomada USB. O reconhecimento de voz (via smartphone) pode ser ativado através de um comando no volante.
Na vertente da segurança, o Spring é mais generoso, com itens de série como o limitador de velocidade, o ABS, o ESP, repartidor eletrónico de travagem, seis airbags, botão de emergência (SOS), iluminação automática dos faróis e a travagem automática de emergência (ativo entre os 7 e os 170 Km/h). Se o sistema detetar um risco iminente de colisão, alerta o condutor através de sinais sonoros e visuais, antes de ampliar a capacidade do sistema de travagem caso o condutor atue sobre os travões ou, caso este não reaja atempadamente ou com potência suficiente, atuando automaticamente.
Aplicação prática
A partir de um smartphone, a aplicação gratuita MY Dacia permite conhecer, em tempo real, a capacidade da bateria, a autonomia restante em quilómetros, pré-regular a temperatura do habitáculo (climatização) e localizar o automóvel. Sempre que o Spring Electric está ligado à tomada, a aplicação permite ainda conhecer a progressão da carga e de a iniciar ou parar remotamente.
Apoiando-se na experiência adquirida com o ZITY, serviço de partilha de automóvel operado pelo Grupo Renault e pela Ferrovial em Madrid e Paris, a Dacia desenvolveu uma versão específica do Spring para este mercado de “auto partilha”. Assim, o modelo encontra-se pré-equipado para receber a tecnologia dos diferentes operadores, que lhes permitem efetuar a geolocalização das viaturas e permite a abertura das portas com a ajuda de um smartphone.
No habitáculo, o condutor encontrará o ambiente do seu fornecedor do serviço de partilha no ecrã, graças à replicação das informações através do smartphone (Apple CarPlay e Android Auto). Este irá dispor ainda de um sistema de navegação e da ajuda ao estacionamento (sensores de radar e câmara de marcha-atrás na retaguarda).
…E do trabalho
Vocacionado para o segmento profissional, o Spring Electric Cargo vê a bagageira estendida ao lugar que ocupava o banco traseiro, recebe um revestimento em plástico durável no piso e na zona ocupada pelas cavas das rodas, quatro anéis de fixação e uma antepara que divide a zona de carga dos passageiros da frente. O comprimento da área de carga desta versão específica é de 1033 mm, a capacidade da mala de 800 litros e a carga útil é de 325 quilos.
Previsto para 2021, o Dacia Spring terá uma garantia de três anos ou 100.000 quilómetros e as baterias terão uma garantia de oito anos ou 120.000 quilómetros.
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