Fonte de vida: eis a interpretação da Skoda para o seu primeiro SUV elétrico, o Enyak, que será produzido com base na nova plataforma elétrica do Grupo Volkswagen, a MEB (Modular Electrification Toolkit). A denominação deste SUV deriva da palavra irlandesa ‘Enya’, que significa ‘fonte de vida’, agraciado ainda com o ‘Q’ já tradicional dos SUV da marca checa, como Kodiaq, Kamiq e Karoq.

Este novo modelo da Skoda representa mais um passo na estratégia de eletrificação em 2020, com a denominação Enyak a simbolizar também a entrada numa nova era, sabendo-se já que é a primeira aposta da companhia de Mladá Boleslav com base na plataforma de nova geração MEB, dará origem a outros modelos de marcas diferentes, como a Volkswagen, SEAT ou Audi. Mas não será a última, uma vez que a Skoda anunciou já uma série de mais de dez modelos elétricos lançados sob a submarca Skoda iV até ao final de 2022.

Em 2025, a marca espera que os seus elétricos e hibridos Plug-in representem cerca de 25% das vendas, fruto de um investimento que, já em 2021, assumirá um valor de dois mil milhões de euros no desenvolvimento de veículos elétricos e na criação de um ecossistema de mobilidade conectado e integrado.

Recorde-se, porém, que o primeiro modelo 100% elétrico a dispor da sigla iV será o Citigoe ainda este ano, embora o Octavia iV também adote a nomenclatura por intermédio de uma motorização híbrida Plug-in.