SUV elétrico da Audi desafia o impossível em rampa de esqui

19/02/2019

A Audi colocou o seu novo SUV elétrico à prova numa rampa de esqui, demonstrando as virtudes da tração integral elétrica.

No passado mês de janeiro, a marca de Ingolstadt levou um dos seus e-tron até às encostas da pista de Kitzbühel, onde se disputa uma das mais importantes provas de esqui do mundo, a Hahnenkamm Race. Numa das rampas com uma inclinação de 85%, a mais difícil de toda a prova, denominada ‘Mausefalle’, o Audi e-tron quattro provou ter capacidade para subir graças a um conjunto motriz de elevada eficácia.

Com efeito, este e-tron estava equipado com um sistema de tração integral especial, com dois motores elétricos montados no eixo traseiro e um no eixo dianteiro, para uma potência combinada de 500 CV e impressionantes 8920 Nm de binário, havendo ainda alterações no software para entrega da potência. Pneus especiais de 19 polegadas, com pregos reforçaram a tração em condições tão exigentes.

a carregar vídeo

“Levar a melhor sobre uma inclinação de 85% parecia impossível à partida. Até eu fiquei impressionado com a forma como este carro lidou com terreno tão difícil”, referiu o experiente piloto sueco Mattias Ekström, que pilotou o Audi e-tron quattro naquela missão.

Para salvaguardar a segurança do piloto, o SUV contava com uma jaula de segurança a bordo, bacquet com cinto de seis pontos. Um cabo estava ligado ao veículo como método de segurança, mas a Audi garante que não houve qualquer mecanismo de tração nesse cabo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.