A atual geração, lançada em 2015, recebeu recentemente uma atualização que inclui o reforço da lista de equipamentos e gama com motores novos (potência entre os 111 e os 140 cv). É dos poucos na classe que ainda pode dispor de quatro rodas motrizes. Com 4,1 metros de comprimento, o Suzuki Vitara tem bagageira ampla, com 375 litros e fácil acesso.
9 - Volkswagen T-Cross/385 litros
O mais pequeno elemento da família de SUV da VW, com 4,1 metros de comprimento, está construído sobre a base rolante do Polo, utilitário com que partilha também motores e maior parte dos equipamentos. No T-Cross, a mala oferece capacidade para 385 litros, variável mediante o avanço ou recuo dos bancos posteriores sobre calhas instaladas no piso, em opção.
8 - Seat Arona/400 litros
O crossover inspirado no bem-sucedido Ibiza (primo do VW T-Cross), acrescenta-lhe centímetros em todas as direções. E também no porta-bagagens, que se destaca pelos bons 400 litros de volumetria útil, mas também pelo amplo acesso e correto plano de carga.
7 - Audi Q2/405 litros
O SUV mais compacto da Audi é automóvel de imagem, com gama diversificada de motorizações, com potências entre os 116 e os 300 cv da desportiva versão SQ2. Mede os mesmos 4,1 metros de comprimentos que os rivais que já vimos na lista e, não sendo automóvel especialmente espaçoso nos lugares posteriores, compensa com ótima bagageira.
6 – Opel Crossland X/410 litros
Modelo posicionado na gama da Opel com o Mokka X, o Crossland X destaca-se pela versatilidade do seu habitáculo, com possibilidade de movimentar os bancos traseiros longitudinalmente sobre calhas para beneficiar o espaço para as pernas ou para bagagens.
5 – Citroën C3 Aircross /410 litros
O C3 Aircross é o primeiro crossover compacto da Citroën, mede 4,15 metros, tem mais 20 mm de distância ao solo do que o C3 de que deriva, e as proteções inferiores da carroçaria e dos guarda-lamas indispensáveis à imagem de veículo aventureiro. O banco posterior desliza (por calhas) ao longo de 15 cm, permitindo a gestão de espaço entre os passageiros e a bagageira, com 410 litros ou 520 litros com os bancos na posição mais avançada.
4 - Nissan Juke/422 litros
mais comprido, alto e largo do que o modelo lançado em 2009, o Juke-2020 mede 4,21 metros de comprimento. No compartimento da mala, 'salto' de 20% na capacidade, para interessantes 422 litros de volumetria útil, na configuração de cinco lugares.
3 - Mini Countryman/450 litros
Na 2.ª geração Countryman, a Mini melhorou tanto a habitabilidade como a capacidade de carga, com o volume da mala a atingir os 450 litros (mais 100 litros), na configuração normal do interior de 5 lugares.
2 - Honda HR-V/470 litros
É uma das referências da classe em matéria de versatilidade do interior, com destaque para o sistema de Bancos Mágicos da Honda, que permitem diversas configurações e a possibilidade de elevar os assentos para a colocação de objetos mais altos. A mala, com 470 litros, é uma das maiores no segmento.
1 – Renault Captur/536 litros
O popular SUV baseado no Renault Clio cresceu em todas as direções (4.2 metros em comprimento, 1,7 m em largura e 1,5 em altura) e também na distância entre eixos. As cotas interiores melhoraram bastante, sobretudo nos lugares posteriores, com bancos que podem regular-se longitudinalmente. A capacidade da bagageira aumentou 81 litros, para avantajados 536.
Práticos, espaçosos, mais funcionais do que os utilitários convencionais, os SUV vieram para ficar. Numa categoria em que o estilo conta (e muito!), estes são os modelos compactos que melhor combinam o novo formato da moda e reais credenciais familiares, espaço desafogado para ocupantes e amplo porta-bagagens.