A marca de Wolfsburgo expande assim a sua oferta de modelos de estilo SUV, indo ao encontro da procura elevada do segmento de mercado que mais cresce em todo o mundo, com um design que mantém os traços essenciais do modelo ‘fechado’, mas que altera uma boa parte da sua fisionomia. Sem pilares central e traseiro, a rigidez torsional deste modelo foi reforçada com aço de alta resistência, tanto longitudinalmente como transversalmente, de forma a respeitar os parâmetros de segurança e a manter a condução dinâmica do T-Roc convencional.
Com quatro lugares (2+2), o T-Roc Cabrio tem por base a plataforma modular transversal (MQB) de outros modelos como a variante ‘fechada’ ou o Golf, dispondo de um comprimento de 4,27 metros e de 2,63 metros de distância entre eixos. A largura é de 1,81 metros (sem espelhos retrovisores exteriores) e a altura de 1,52 metros, havendo outras diferenças face ao T-Roc de que deriva, nomeadamente na capacidade da bagageira, que passa a ser de 280 litros, uma redução significativa face aos 445 litros dos T-Roc de duas rodas motrizes de teto rígido (392 litros nos 4Motion).
A capota em lona tem acionamento elétrico e abre e fecha totalmente de forma automática em nove e onze segundos, respetivamente, o que também é possível a velocidades até aos 30 km/h. Além disso, com sistema keyless, é possível acionar a capota com a chave a uma distância de 1,5 metros. Quando aberta, a parte superior macia dobra-se num formato em ‘Z’ atrás dos bancos traseiros e um compartimento por cima da bagageira permite arrumar a capota, daí resultando a perda de capacidade da bagageira. Em caso de capotamento iminente, um sistema de proteção estende-se atrás dos bancos traseiros, evitando lesões para os ocupantes.
Tecnologicamente, o T-Roc Cabrio incorpora dois ecrãs de controlo digitais: o Cockpit Digital no campo de visão do condutor, de série na versão R-Line, e o sistema de navegação Discover Media, de série em todas as versões. Este último é um dos mais recentes dispositivos de infoentretenimento e possui unidade de conectividade online completa, com eSIM integrado. Também oferece uma gama de novas funções e serviços We Connect e We Connect Plus.
Além disso, o cenário digitalizado de visualização pode ser personalizado e adaptado aos gostos individuais do condutor. Opcionalmente, pode ser equipado com sistema de som de 12 canais “beats”.Ao contrário do T-Roc de base, a versão Cabrio não é produzida na fábrica portuguesa da Autoeuropa, mas sim em Osnabrück, onde anteriormente eram produzidos os Golf Cabrio, modelo que este SUV vem, de certa forma, substituir.
O novo descapotável da marca alemã estará disponível com duas linhas de equipamento. A linha Style apela aos fãs do design, enquanto o nível de equipamento R-Line foi idealizado para aqueles que não dispensam requisitos mais desportivos, surgindo de base com elementos como os faróis de nevoeiro, jantes em liga leve de 17 polegadas “Mayfield”, volante multifunções em couro, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, cruise control adaptativo, ParkPilot, sistema de navegação Discover Media com Streaming e internet, We Connect Plus (um ano) e ar condicionado Climatronic. Na linha de topo, R-Line, por exemplo, há jantes de 18 polegadas ‘Sebring’, o Digital Cockpit e o pacote de sistemas de assistência à condução.
Aposta a gasolina
Para o seu lançamento no mercado, o T-Roc Cabrio estará disponível com dois motores: o 1.0 TSI com 115 CV e o 1.5 TSI que debita 150 CV, sempre com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades de série (o mais potente pode ser acoplado a uma transmissão automática de dupla embraiagem DSG de sete velocidades).

A variante base do motor TSI é um três cilindros com 999 cc, que pesa apenas 88 kg. Disponibiliza 115 CV de potência e 200 Nm de binário máximo (disponível entre as 2000 e as 3500 rpm), permitindo uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 11,7 segundos e uma velocidade máxima de 187 km/h. O consumo de combustível anunciado é de 6,3 l/100 km, o que corresponde a um nível de emissões de CO2 de 143 g/km.
Por sua vez, o motor de quatro cilindros com uma potência de 150 CV tem um binário máximo de 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm, o que permite uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 205 km/h. Este bloco dispõe de sistema de desativação dos cilindros (ACT), que desliga temporariamente dois cilindros em caso de um estilo de condução constante e sempre que a carga no acelerador seja reduzida.
No ciclo WTLP, o T-Roc Cabrio 1.5 TSI com caixa manual consome uma média de 6,4 l/100 km (CO2 de 146 g/km).
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