A complementar a oferta de motorizações das suas gamas Clio e Captur, a Renault prepara a introdução no mercado da tecnologia Bi-Fuel, combinando gasolina e GPL, numa solução que promete maior economia e eficiência. Duas ofertas que complementam a aposta nos sistemas híbridos de nova geração e que serão lançadas no Clio e Captiur sob a designação E-Tech.

Com esta nova oferta, a marca gaulesa propõe uma gama variada assente em motores a gasolina, Diesel, bi-fuel e híbridos para os bem-sucedidos Clio e Captur, chegando agora as versões alimentadas em combinação de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) e gasolina.

A nova proposta Bi-Fuel tem por base o motor 1.0 TCe 100, cuja comercialização se iniciou com o novo Clio, apregoando como grandes argumentos a economia de custos e facilidade de utilização, uma vez que o seu funcionamento é em tudo idêntico ao de um carro a gasolina convencional.

Em termos de custo, os Bi-Fuel são 800€ mais caros do que as respetivas versões com motor a gasolina, mas o seu grande trunfo está no custo de operação (ainda que gastem ligeiramente mais), com o preço por litro do GPL a sensivelmente metade do valor praticado para a gasolina e cerca de 40% inferior ao gasóleo. Para uma quilometragem anual de 20.000 km, realizada maioritariamente recorrendo ao GPL, a diminuição no custo do combustível ascende a quase 450€ quando comparado com o motor a gasolina com a mesma potência. Para o Diesel, o valor necessário para percorrer a mesma quilometragem é praticamente o mesmo.

A Renault destaca ainda que, com o seu programa de abate para automóveis para mais de 12 anos, a diferença entre o incentivo dado para a aquisição de um automóvel Bi-Fuel (1250€) e a gasolina (1000€), permite que, em conjunto com o valor poupado no custo do combustível, a diferença de preço entre o gasolina e o Bi-Fuel seja praticamente amortizado ao fim de um ano. Por outro lado, também a versão Bi-Fuel do motor TCe 100 revela-se mais amiga do ambiente, ao emitir menos cerca de 10% de emissões que a proposta entrada de gama a gasolina.

Tanto o Clio como o Captur Bi-Fuel podem funcionar indiferenciadamente a gasolina ou a GPL. Para tal, ambas as versões contam com dois reservatórios distintos que, quando atestados, oferecem uma autonomia combinada superior a 1000 km.

Já com um longo historial de utilização e de conhecimento, o sistema de GPL é considerado também bastante seguro, com índices de fiabilidade e de segurança ao nível das versões a gasolina e Diesel. O sistema de GPL está equipado com válvula de retenção, limitador de enchimento a 80%, limitador de fluxo, electroválvula e válvula de segurança.

De notar, ainda, que a implementação do sistema de GPL nestes Renault decorre logo na linha de montagem, uma vez que desde o momento da sua conceção e desenvolvimento, o novo motor a gasolina foi pensado para funcionar igualmente a GPL. O reservatório suplementar (com 32 litros de capacidade no Clio e 40 litros no Captur), em aço de alta resistência, não rouba espaço ao interior ou à mala, já que foi integrado no lugar reservado à roda suplente e devidamente afastado do congénere que alberga gasolina.

Com o nível de equipamento Intens, o Renault Clio TCe 100 Bi-Fuel está disponível por 18.610€, enquanto o Captur é proposto com os níveis de equipamento Zen e Exclusive, o primeiro pelo preço de 20.790€ e o segundo pelo valor de 22.590€. A garantia de três anos é similar à da restante gama.

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