M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Tesla vai espalhar os seus supercarregadores de maneira a fornecer todos os seus clientes. Embora Elon Musk já tenha feito esta promessa antes, desta vez o empresário americano assegurou no Twitter, numa resposta a um cliente irlandês, que pretende oferecer cobertura total entre todos os quatro cantos da Europa já em 2019. Deste modo, poderá assegurar que os condutores de automóveis da Tesla podem deslocar-se facilmente a qualquer lugar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A expansão europeia é apenas parte do crescimento da rede de supercarregadores da Tesla, que também vai disponibilizar mais estações de supercarregadores dentro das cidades. Esta parte da expansão vai estar centrada nos Estados Unidos, onde é mais fácil construir estes espaços de estacionamento. A marca americana de carros elétricos também pretende criar uma forma de permitir que os seus clientes que alugam casas em blocos de apartamento tenham postos de carregamento dedicados, o que iria reduzir a necessidade de construir estações.

Mas o mais importante é que a Tesla vai finalmente introduzir o seu supercarregador de terceira geração no início de 2019. Os supercarregadores V3 tinham sido prometidos primeiro para o verão e depois até ao final do ano, uma promessa que Elon Musk não conseguiu cumprir. No entanto, este atraso acaba por ser benéfico para os seus planos, pois pode colocá-los em ação ao mesmo tempo que lança a sua expansão de cobertura para os seus clientes.

Estes sistemas vão ser muito mais rápidos que os carregadores atuais, e deverão ter uma velocidade de carregamento superior a 350 kW, suficiente para uma carga total de meros minutos. A Tesla ainda tem menos de 12 mil carregadores em atividade, depois de ter planeado atingir os 18 mil até ao final deste ano. No entanto, se conseguir colocar todos os seus planos em ação durante 2019, em breve deverá ter uma rede de 23 mil carregadores para os seus clientes.