Toyota não vai abrir mão de carro forte para competir no segmento mais acessível do mercado, usando a plataforma técnica do Yaris.

Contrariando rumores que apontavam para um possível abandono do segmento dos citadinos, após a dissolução da parceria com a PSA para a produção do Aygo, a Toyota acaba de confirmar que não está disposta a abrir de automóvel forte para competir na categoria mais acessível do mercado.

De acordo com o fabricante japonês, o novo citadino da Toyota, substituto do Aygo, já estará em desenvolvimento e será construído sobre a plataforma GA-B da nova geração Yaris, que já permite vários níveis de eletrificação. Não será o caso do vindouro modelo de segmento A, que a marca nipónica deverá comercializar com mecânicas simples a gasolina – previsivelmente com 3 cilindros –, para especial contenção de custos e posicionamento de preço muitíssimo competitivo.

O modelo, já fotografado em testes dinâmicos, ainda debaixo de forte camuflagem, será exclusivo para o mercado europeu e continuará a ser produzido na unidade de Kolin, na República Checa.

Do Yaris, o mais pequeno dos Toyota não deverá ter apenas a plataforma, esperando-se que esteticamente incorpore muitos dos elementos de estilo do bem-sucedido utilitário recém-eleito Carro do Ano de 2021.