A Toyota anunciou recentemente que irá participar na série japonesa de resistência Super Taikyu com um Corolla equipado com motor de combustão a hidrogénio em vez da convencional gasolina. Os primeiros ensaios revelam que a sonoridade do bloco a combustão não se alterou.

O motor transformado é precisamente o 1.6 litros turbo que é utilizado no desportivo GR Yaris, divergindo de modelos a pilha de combustível pelo facto de manter o motor térmico em vez de optar por um elétrico.

Contando com um sistema de injeção de combustível alterada face a um motor convencional, a principal vantagem apontada pela Toyota é a de ausência de emissões de dióxido de carbono (CO2) no seu funcionamento, embora contrariado com ligeira emissão de NOx e utilização de óleo para a lubrificação do motor, que se mantém, como seria de esperar.

A Toyota detalha que o processo de combustão nos motores a hidrogénio ocorre com uma maior intensidade do que nos motores a gasolina, resultando em respostas melhoradas, permitindo que os amantes da condução desportiva que não queiram ‘largar’ os sons dos motores de combustão e as vibrações tenham uma solução ambientalmente ecológica.

Nos primeiros testes em pista, com vista à participação numa prova de resistência de 24 horas de duração, o site Toyota Times pôde filmar alguma da ação e captar o feedback do piloto, que se mostrou surpreendido pela sonoridade e características idênticas aos de um motor a gasolina.

O primeiro teste em mundo real irá decorrer com um Toyota Corolla Sport na Super Taikyu Series (campeonato de resistência do Japão), no fim de semana de 21 a 23 de maio.