Esta versão Cross vem juntar-se aos demais modelos do Corolla, nomeadamente o cinco portas, carrinha (Touring Sports) e berlina, tendo por base também a plataforma TNGA na variante GA-C. O desenho foi concebido a pensar especificamente no mercado europeu, com grelha de grandes dimensões e grupos óticos finos com tecnologia LED.
Esta novo modelo mede 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1620 mm de altura, dispondo ainda de uma distância entre eixos de 2640 mm, situando-se entre o C-HR e o RAV4. Tecnicamente, conta com a quinta geração de sistemas híbridos, dispondo de versões híbridas de tração dianteira e integral (AWD-i) com promessa de maior eficiência e de prestações melhoradas.
O sistema motriz denominado pela Toyota de ‘transeixo’ foi evoluído com novos sistemas de lubrificação e de distribuição de óleo com líquido de baixa viscosidade, o que contribui para melhorar a eficiência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas. O novo conjunto de baterias de iões de lítio beneficia igualmente de evoluções, sendo mais potente e 40% mais leve do que antes.
Tanto o motor elétrico, como o térmico, têm números de potência melhorados, com um aumento de potência combinado de mais de 8%.
A versão 2.0 híbrida de tração dianteira apresenta uma potência combinada de 197 CV, acelerando dos zero aos 100 km/h em 8,1 segundos. A versão de tração integral tira partido de um potente motor elétrico no eixo traseiro, capaz de debitar 30.6 kWh. Este entra em ação quando é necessária maior tração em situações específicas, tendo o mesmo valor de aceleração dos zero aos 100 km/h.A Toyota garante que foi melhorada a linearidade do sistema, bem como a capacidade de resposta, adiantando ainda que a velocidade do veículo está mais em linha com as rotações do motor para uma experiência mais agradável. A marca recalibrou a relação entre o pedal do acelerador e a resposta do motor.
Tecnologia melhorada
O novo Corolla Cross equipa também novas tecnologias, incluindo uma interface Homem-Máquina (HMI) melhorada, com um painel de instrumentos digital e configurável de 12.3 polegadas, a que se junta um ecrã central tátil de 10.5 polegadas. O novo cockpit digital beneficia de novo software e de hardware, sendo assim mais rápido a responder e intuitivo, permitindo também verificar todos os dados do sistema híbrido em funcionamento.
O mesmo se passa com o ecrã de alta definição de 10.5 polegadas, que dispõe de um processador mais rápido, podendo ser ligado aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios, bem como no conjunto de tecnologias Toyota Smart Connect. O sistema pode ser melhorado com upgrades ‘over the air’ e tem uma aplicação associada.
As entregas a clientes iniciam-se no outono de 2022.
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