A nova tendência do tuning poderá vir a ser a de incrementar a autonomia dos automóveis elétricos, em vez de ser apenas uma vertente de aprimoramento estético. Exemplo disso é o trabalho efetuado pela preparadora Brabus no novo EQS 450+ da Mercedes-Benz, ampliando a sua autonomia em 50 quilómetros.

Os automóveis elétricos são cada vez mais a tendência do futuro, levando muitas das companhias associadas à transformação de veículos a adaptarem as suas próprias ofertas. A Brabus é uma das empresas de tuning com maior longevidade no mercado, surgindo comummente associada à Mercedes-Benz, como volta a ser o caso com este EQS 450+.

A questão da potência nos elétricos parece ‘fechada’, com o EQS 450+ a debitar os mesmos 333 CV de potência e 568 Nm de binário máximo, mas na área aerodinâmica parece haver ainda ‘caminho por desbravar’.

A grande berlina elétrica, já de si uma das mais eficientes do setor automóvel, beneficia de uma redução da altura ao solo em 15 mm na dianteira e em 20 mm na traseira, graças a mexidas na suspensão pneumática BRABUS SportXtra para Airmatic.

Mais determinante é o kit aerodinâmico desenvolvido com recurso ao túnel de vento (produzido em fibra de carbono), trazendo uma melhoria de 7,2% no coeficiente de arrasto, o que induz numa maior poupança de energia em andamento. Destaque para os para-choques com spoliers inferiores, saias laterais e para o pequeno defletor montado na tampa da bagageira.

As jantes de 22 polegadas são também alteradas e desenvolvidas com maior aprumo, dando uma maior eficiência ao EQS ao mesmo tempo que reforçam o visual robusto e dinâmico.

De acordo com a Brabus, a autonomia aumenta em 7% quando circula em velocidades de autoestrada, ou seja, um ganho de cerca de 50 quilómetros face aos 743 anunciados de série para este modelo na sua configuração mais eficiente.

Por dentro, existem novos revestimentos e a inclusão de novos logótipos da companhia de tuning no lugar dos da Mercedes-Benz (o que também sucede no exterior), além de elementos como as soleiras das portas iluminadas.

Já o preço do conjunto ascende, no mercado alemão, aos 173.889€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.