Com base num 599, o GTZ Nibbio Spyder foi produzido pela conceituada casa de design Zagato, misturando a modernidade técnica com a estética clássica que lhe concede uma aura única, celebrando a duradoura parceria entre a Ferrari e a Zagato.
A unidade prestes a ser leiloada foi terminada em janeiro do ano passado (2020), contando com especificações únicas, a exemplo do que sucede em cada uma das seis unidades trabalhadas pela Zagato.
Os clientes puderam escolher entre uma carroçaria coupé ou descapotável, com pintura em cinzento polido com interior repleto de revestimentos pretos, sendo a unidade aqui descrita leiloada na carroçaria spyder, perdendo o tejadilho com o tradicional formato de bolha dupla (uma imagem de marca da Zagato), embora essa mesma característica seja aplicada na cobertura da bagageira.
Entre o equipamento suplementar deste 599 GTZ está o volante em fibra de carbono, o conta-quilómetros a amarelo e jantes de estilo ‘Challenge’. O 599 GTB que serviu de base a esta transformação contava com pouco mais de 20.000 quilómetros feitos, dispondo de um historial impecável em termos de acidentes e fiabilidade.A história deste modelo resulta de um interesse pessoal. O colecionador japonês de modelos da Ferrari, Yoshiyuki Hayashi, tinha encomendado à Zagato duas variantes do 575M em 2005 (alegadamente, um para usar regularmente e outro para exposição na garagem), o que levou a Zagato a produzir mais quatro unidades para outros clientes. Em 2007, com a entrada em cena do sucessor do 575M, o 599 GTB, a casa de design voltou a ser abordada para conceber mais variantes do mesmo estilo.
Atendendo à sua especificidade e relevância, este Zagato com base Ferrari tem um valor intervalado entre os 1.400,000€ e os 1.600,000€.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.