A Toyota revelou mais detalhes dos seus automóveis elétricos que serão lançados ao longo dos próximos anos, com foco nos SUV compactos para o gosto dos europeus. Para 2027-2028 está prometida a chegada das baterias de estado sólido de forma a acelerar a eletrificação.

No fórum Kenshiki, dedicado aos seus projetos para o futuro e que se realiza anualmente em Bruxelas, na Bélgica, a marca japonesa apresentou uma gama de seis automóveis elétricos dedicados para a Europa, com destaque para um novo SUV urbano e para um Crossover desportivo, ainda protótipos, mas que apontam já para versões de produção em série a lançar nos próximos dois anos.

De acordo com a Toyota Motor Europe (TME), esses dois modelos juntar-se-ão ao SUV compacto mostrado no ano passado e ao bZ4X, que já se encontra à venda, compondo assim uma gama de quatro modelos totalmente elétricos. Mas, isso não é tudo, já que a marca prevê um total de seis automóveis elétricos até 2026.

Porém, para já, o destaque foi dado a dois novos concepts revelados em Bruxelas, o Urban SUV Concept e o Sport Crossover Concept, que terão linhas muito próximas das versões de produção em série, sobretudo no caso do primeiro, que é apontado pela TME como “um design próximo de produção para um modelo que irá entrar naquele que se espera que venha a ser um dos maiores segmentos de veículos elétricos na Europa”.

Este modelo revela um desenho bastante mais próximo ao de um SUV, alicerçando nalguns pontos nas ideias apresentadas no Yaris Cross. Terá opção de tração integral, aquilo que a Toyota determina como “elemento-chave”, e duas variantes de bateria para se adequarem a diferentes necessidades de orçamento ou de autonomia.

Já o Sport Crossover Concept aponta para uma alternativa aos SUV mais convencionais, com um perfil dinâmico de orientação fastback, esperando-se que chegue ao mercado em 2025, ous eja, dentro de dois anos.

Estratégia global para a neutralidade carbónica

A Toyota desenvolveu uma estratégia multifacetada para atingir a neutralidade carbónica a nível global, procurando uma grande variedade de motorizações em função dos mercados e das infraestruturas locais. O programa da marca japonesa compreende soluções híbridas, elétricas a bateria, híbridas plug-in, elétricos de pilha de combustível a hidrogénio, motores de combustão a hidrogénio e e-fuels (combustíveis sustentáveis).

Em relação aos elétricos a bateria, a Toyota revelou novos detalhes quanto às novas tecnologias previstas para os seus automóveis a partir de 2026, com uma nova geração já em desenvolvimento para lá dessa data. A Toyota prevê que o desenvolvimento dos automóveis, bem como o seu uso ao longo do tempo, seja bastante diferente do que é a norma atual, procurando oferecer soluções de emissões zero que sejam acessíveis para todos naquela que é uma preocupação declarada.

Em preparação está a introdução de uma nova série de baterias, a primeira das quais será uma bateria performance com uma estrutura convencional, mas com o dobro da autonomia e uma redução de 20% no custo em comparação com o atual bz4X. Esta será seguida de uma bateria de baixo custo e de boa qualidade que ajudará a popularizar os elétricos a bateria.

Essas baterias terão um novo formato, uma estrutura bipolar e irão utilizar fosfato de ferro-lítio (LFP) como o seu material principal, prevendo-se que seja, então, mais barata a produzir (em 40% face ao bX4X) e até 20% melhor em autonomia (uma vez mais com o bZ4X como comparação). A terceira bateria em preparação será de alta performance, com tecnologias bipolares e cátodo de alto teor de níquel, cujo custo será ainda mais baixo em contraponto com a autonomia, que serã maior.

Baterias de estado sólido só em 2027-2028

Quanto às baterias de estado sólido, que são vistas como passo seguinte na mobilidade elétrica, Andrea Carlucci, vice-Presidente da Toyota Motor Europe, adiantou que “conseguimos um avanço tecnológico que supera o desafio continuado da durabilidade das baterias de estado sólido. Um método para a sua produção em massa está a ser desenvolvido e estamos a apontar para a sua comercialização em 2027-2028, com uma capacidade de produção de várias dezenas de milhares de veículos”.

Sem grandes dados técnicos, a Toyota aponta para uma recarga de 10 a 80% em apenas dez minutos.

Outras tecnologias estão a ser desenvolvidas para a produção de elétricos a bateria de nova geração. Em estreia no Fórum Kenshiki esteve também o FT-3e concept, um modelo laboratório que apresenta uma série de novas tecnologias para o futuro, minimizando o peso e maximizando o lado aerodinâmico para reduzir os custos.

Carlucci adiantou ainda que a Toyota pretende obter a neutralidade carbónica total até 2035.

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