Aproxima-se o fim da linha para mais um desportivo de renome: a Renault irá retirar o Mégane R.S. com uma edição especial denominada Ultime, baseada na versão Trophy mas ainda mais especial através de um design diferenciado e de equipamento reforçado. A partir da primavera de 2023, substituirá o Megane R.S. e o Megane R.S. Trophy.

Modelo de grande carisma entre os amantes de automóveis desportivos, o Mégane R.S. Ultime será revelado publicamente no próximo Salão de Tóquio dedicado a componentes de tuning e de versões desportivas (que se inicia a 13 de janeiro). Apesar de ser o país de origem do rival Honda Civic Type R, o Japão é um dos mercados em que o Mégane R.S. mais se destacou, existindo cerca de 10 mil adeptos dos desportivos da Renault, o que não deixa de ser um dado curioso.

O Ultime representa uma despedida e uma lembrança histórica para a divisão desportiva da Renault, sabendo-se já que este é o último a apresentar a designação Renault Sport, cabendo à Alpine, marca de automóveis desportivos do Grupo Renault, escrever os próximos capítulos desta história. No total, serão produzidos apenas 1976 unidades, todas numeradas, numa alusão ao ano de criação da Renault Sport, ou seja, 1976.

A série especial será assinada por Laurent Hurgon, o piloto e especialista em desenvolvimento que estabeleceu os recordes do Megane R.S. nas pistas, mas essa não será a única particularidade da variante Ultime. Com efeito, esta versão apresenta um design exclusivo com as marcas visuais da Renault Sport, incluindo o duplo diamante e gráficos específicos inspirados no novo logótipo da Renault.

Há também faixas em preto mate no tejadilho e no capot (exceto nos automóveis com o teto de abrir opcional), para-choques traseiro, portas e guarda-lamas. Estarão disponíveis quatro cores de carroçaria: Star Black (de série), Pearl White, Sirius Yellow (cor icónica da Renault Sport) e Tonic Orange. O ano da criação da Renault Sport, 1976, está discretamente inscrito na risca do lado direito.

A carroçaria do Megane R.S. Ultime apresenta um guarda-lamas dianteiro 60 mm mais largo e um guarda-lamas traseiro também mais largo em 45 mm, saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, escape central, antena barbatana de tubarão, spoiler e difusor traseiro. Muitos dos detalhes desta série limitada são agora em preto: os logótipos, puxadores das portas, molduras das janelas, jantes (mesmo as tampas das porcas), coberturas do guarda-lamas, difusor traseiro e a lâmina Fórmula 1 no para-choques dianteiro, que vem com um acabamento brilhante e o monograma Ultime.

Interior mais especial

No interior, o equipamento de série inclui os bancos tipo baquet da Recaro, com estofos em Alcantara no tom preto titânio e com o monograma R.S. bordado. O cartão mãos-livres Megane R.S. Ultime recria o padrão diamantado das riscas. As soleiras das portas são exclusivas e cada modelo tem a sua própria placa metálica numerada perto dos comandos da transmissão, na parte inferior da consola.

De série, o Megane R.S. Ultime inclui muitas das características específicas do Megane R.S. e do Megane R.S. Trophy, como o ecrã de navegação de 9.3 polegadas, sistema Hi-FI Bose, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, o sistema de telemetria a bordo R.S. Monitor, o cruise-control adaptativo e os auxiliares de manobra de 360°. A lista de opções é extensível ao sistema Head-up Display, teto de abrir e uma capa personalizada que irá fazer as delícias dos fãs que escolherem este automóvel de coleção excecional.

De resto, mecanicamente, nada de novo. Esta série limitada, baseada no Megane R.S. Trophy, estará disponível com o motor 1.8 turbo de quatro cilindros, com 300 CV de potência e 420 Nm de binário, associado a uma caixa de velocidades EDC (para a Europa) e a um diferencial mecânico Torsen, que permite acelerar dos zero a 100km/h em apenas 5,7 segundos. Está equipado com pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos para o Megane R.S. Trophy R, montados em jantes Fuji Light de 19 polegadas e está dotado de travões Brembo dual-cast, com pinças vermelhas.

O eixo dianteiro com pivôs independentes, chassis Cup rebaixado, batentes hidráulicos em compressão e sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL completam as soluções técnicas para a derradeira experiência de condução com um automóvel desportivo – nas pistas, ou fora delas.

“O Megane R.S. representa 15 anos do meu trabalho na Renault Sport. Desde o Megane II fase 2, temos melhorado constantemente o seu desempenho dinâmico, de modo a continuarmos a ser líderes entre os automóveis desportivos de tração dianteira. Recordes como o do Nordschleife, no Nürburgring, são desafios inesquecíveis, cheios de paixão, adrenalina e emoção. E, agora, o Megane R.S. Ultime. Estou particularmente orulhoso por assinar a versão que coroa esta maravilhosa saga”, refere Laurent Hurgon, piloto e especialista de desenvolvimento no Grupo Renault que conquistou diversos recordes, entre eles o de automóvel de tração dianteira mais veloz no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

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