Mais do que apenas um exemplar para exposição, o Ferrari KC23 exclusivo criado pela divisão de Projetos Especiais da marca italiana também demonstrou já o seu comportamento dinâmico em pista, como ficou demonstrado no mais recente vídeo da Ferrari.

Criado para um cliente apaixonado pela marca, o KC23, que representa uma visão ousada e extrema do futuro dos carros de competição, reinterpreta as linhas do 488 GT3 Evo 2020, sendo precisamente construído com esse modelo como base.

Projetado e construído pelo Centro Stile Ferrari sob a direção de Flavio Manzoni, o KC23 herda do modelo de competição o chassis e o grupo propulsor. Ou seja, por baixo da silhueta altamente estilizada, estão os órgãos do 488 GT3, lançado em 2016 e atualizado há três anos com o kit ‘Evo 2020’.

Devido à natureza extrema de seu motor, chassis e configuração dinâmica, o KC23 foi projetado apenas para uso em pistas, respeitando dessa forma o seu princípio de origem, o carro de competição.

Desde os primeiros momentos do projeto, o Centro Stile Ferrari propôs-se, de acordo com o cliente, a criar um carro único, extremo e não homologado que se tornaria imediatamente um clássico com linhas intemporais e, ao mesmo tempo, abriria um vislumbre do futuro do mundo dos supercarros. O efeito desejado era o de uma carroçaria monolítica, tendo os designers optado por ocultar algumas das funções técnicas do carro, em especial as entradas de ar laterais, fazendo com que elas se abrissem automaticamente quando o motor V8 biturbo na parte central traseira fosse ligado.

Desta forma, o KC23 é prefigurado como um carro ‘vivo’, cuja forma muda de acordo com seu uso. Aliás, de acordo com a Ferrari, o aileron traseiro também é removível, para máxima limpeza formal quando o motor V8 de competição é desligado.

No vídeo apresentado recentemente, é possível ver como o novo Ferrari se comporta em pista, tendo sido filmado antes da revelação oficial.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.