A Volkswagen apresentou o seu novo modelo da família 100% elétrica ID, o iD.5 (acompanhado do mais desportivo ID.5 GTX), que ampliam o leque de ofertas por parte da marca germânica no seu caminho para a transição energética.

Jantes de grandes dimensões, habitáculo espaçoso e extremidades curtas. Eis o padrão de design dos modelos elétricos da Volkswagen lançados até aqui e que volta a ser aplicado nos novos ID.5 e ID.5 GTX, que recorrem à plataforma modular elétrica MEB. Dessa forma, os dois novos modelos da marca alemã irão tirar o máximo partido da habitabilidade proporcionada por aquela plataforma. O novo ID.5 mede 4,60 metros de comprimento e apresenta uma distância entre eixos de 2,77 metros.

O desenho segue de perto aquilo que já se viu noutros modelos da família ID, nomeadamente, com o ID.4, sendo musculado e simultaneamente ‘limpo’, destacando-se pela dianteira robusta e por um spoiler traseiro desportivo, o que lhe permite atingir um baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.26 Cd., com ganhos em eficiência. As jantes variam entre as 19 e as 21 polegadas.

Interior limpo

Tal como nos demais modelos da gama ID, a marca preocupou-se em ‘esvaziar’ o tablier de botões e de comandos físicos, apostando na digitalização e na interação por voz. A visualização das principais informações faz-se em dois ecrãs, um mais compacto à frente do condutor para aquilo que é o essencial da viagem e outro, ao centro, com 12.0 polegadas, para controlo de funcionalidades do veículo e central do infoentretenimento.

Com o ID.5, a digitalização atinge um novo patamar, com o software de terceira geração, promovendo evoluções na resposta aos comandos por voz, com melhorias na perceção do discurso natural. O sistema está totalmente conectado à rede, pelo que será possível efetuar atualizações remotas sem fios quando necessário. O sistema consegue aceder à ‘nuvem’ para obter informações online de forma rápida, respondendo a comandos vocais para comandar muitas das funções.

Destinando-se a um segmento mais premium, o interior foi concebido com materiais mais requintados, podendo os clientes eleger entre numerosas variantes de bancos e pacotes de equipamento. Em função do posicionamento dos encostos dos bancos traseiros, a bagageira pode albergar entre 549 e 1561 litros. A tampa da bagageira pode ter acionamento elétrico (opcional) e um gancho de reboque elétrico (igualmente opcional).

Tecnologicamente, os novos ID.5 e ID.5 GTX dão também um passo em frente nos assistentes de condução, como o novo ‘Assistant Lane Change’ que permite mudar de faixa de forma autónoma (bastando acionar o ‘pisca’) ou estacionar de forma autónoma, numa tecnologia chamada ‘Trained Parking’, uma vez que o sistema ‘aprende’ a rotina de estacionamento para depois repeti-la mais tarde. A tecnologia de realidade aumentada também estará presente nestes modelos tirando partido do evoluído sistema head-up display que projeta as informações no para-brisas como se estivessem dez metros à frente do condutor.

Tecnologia luminosa

Os ID.5 recebem a tecnologia de iluminação LED com padrões específicos para quando o veículo se ativa, podendo receber opcionalmente o sistema Matrix LED IQ.Light com controlo automático das luzes de máximos (de série no topo de gama GTX). Os farolins contam igualmente com tecnologia LED em desenho 3D (também de série no GTX). A iluminação desempenha igualmente um papel importante no interior, com um luz ambiente no revestimento do tejadilho, no painel de instrumentos, nas portas e na zona dos pés, podendo alterar-se a cor para os mesmos.

O ID.Light, a faixa luminosa sob o para-brisas, serve de interface igualmente para ajudar o condutor durante a viagem, pulsando em funções específicas, como na interação por comando vocal, na navegação ou no processo de carregamento. Além disso, pode também atuar em casos de perigo, por exemplo, indicando a presença de veículos no ângulo morto ou a proximidade de um ciclista ao abrir a porta.

Gama de três versões

Quando for lançado em 2022 contará com duas variantes do ID.5 de motor e tração traseira. O ID.5 Pro conta com um motor de 128 kW (174 CV), enquanto o ID.5 Pro Performance mantém o motor traseiro mas com 150 kW (204 CV). Ambos contam com 310 Nm de binário máximo. O primeiro acelera de zero a 100 km/h em 10,4 segundos, enquanto o segundo cumpre o mesmo exercício em 8,4 segundos.

Já o ID.5 GTX tem dois motores elétricos para um total de 220 kW (299 CV), o que lhe vale uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. O motor dianteiro de tipo assíncrono tem 109 CV e 162 Nm, enquanto o traseiro, como sucede nas restantes versões, debita 204 CV e 310 Nm.

Os modelos contam com perfis de condução diferenciados para cada momento de condução, podendo atuar ao nível da direção e da entrega da potência. Opcionalmente, os ID.5 podem contar com sistema de amortecimento adaptativo (DCC).

Todos os motores recorrem a uma bateria de grande autonomia que pode armazenar 77 kWh, com a qual os ID.5 Pro e ID.5 Pro Performance podem percorrer até 520 quilómetros com uma única carga. O ID.5 GTX oferece um alcance ligeiramente inferior, situando-se nos 480 quilómetros.

Os modelos ID.5 podem carregar-se em postos AC até 11 kW, estando prevista para o futuro a possibilidade de carga bidirecional, ou seja, de devolver a carga presente na bateria à rede elétrica. Em viagem, podem ser ligados a tomadas de carregamento rápido (CC) até 135 kW.

Além destes dois modelos, a marca de Wolfsburgo deixou também antever o próximo passo da gama elétrica na forma da carrinha ID.Buzz, que chega no inicio do próximo ano, sendo parte da estratégia ‘Accelerate’ no caminho para a mobilidade elétrica e para as emissões zero.

Dados técnicos

ID.5 Pro
Potência máxima: 128 kW/174 CV
Velocidade máxima: 160 km/h
0-100 km/h: 10,4 s
Autonomia (WLTP): Até 520 km

ID.5 Pro Performance
Potência máxima: 150 kW/204 CV
Velocidade máxima: 160 km/h
0-100 km/h: 8,4 s
Autonomía (WLTP): Até 520 km

ID.5 GTX
Potência máxima: 220 kW/299 CV
Velocidade máxima: 180 km/h
0-100 km/h: 6,3 s
Autonomia (WLTP): Até 480 km

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.