Assistindo ao sucesso do Dacia Spring como elétrico mais acessível do mercado, a Volkswagen anunciou que o seu pequeno e-up! pode voltar a ser encomendado nos concessionários, servindo de patamar de entrada no universo da mobilidade de emissões zero na marca alemã.

O Volkswagen e-up! assumiu-se como o modelo de entrada para muitas pessoas no mundo dos elétricos, oferecendo espaço para quatro pessoas e leque de equipamento mais extenso. Até à data, foram vendidos 80.000 unidades deste pequeno modelo elétrico em todo o mundo, tendo sido o segundo mais vendido no mercado dos elétricos na Alemanha em 2021.

O período de espera chegou a ser de 16 meses, com a Volkswagen a optar por interromper as encomendas no final de 2020. A produção para cumprir essa lista de espera prolongou-se ao longo de 2021, estando agora pronto para assumir a posição abaixo do ID.3, para já apenas no mercado alemão e, gradualmente, noutros mercados europeus.

O e-up! Style Plus, que é o que está disponível para encomenda neste momento, conta com uma potência de 61 kW/83 CV e 210 Nm de binário, para uma autonomia estimada em ciclo combinado WLTP de 258 quilómetros. Um dos seus pontos positivos é o baixo consumo energético, com um valor de 12.7 kWh/100 km.

A bateria tem uma capacidade útil de 32.2 kWh, podendo ser ligado numa tomada de 40 kW em carga rápida (DC), bastando 60 minutos para repor 80% da carga. Em AC, admite como máximo 7.2 kW, levando pouco mais de quatro horas para repor 80% da carga da bateria.

Entre o equipamento, este e-up! conta com elementos como o assistente de manutenção na via, ar condicionado Climatronic, volante em pele e jantes de 15 polegadas ‘Blade’.

O preço na Alemanha é de 26.895 euros, podendo naquele país tirar partido de um incentivo ambiental de 9570 euros para ter um preço abaixo dos 20 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.