Se as letras GT sempre foram sinónimo de dinamismo e de diferenciação, a Volkswagen procura repetir a fórmula com o ID.4 GTX, que aponta para um novo mundo de desportividade sustentável. O GTX é o herdeiro simbólico dos anteriores GTI, GTD e GTE nas suas diferentes configurações.

Prometendo uma multiplicação acelerada da gama de elétricos ID, também a vertente desportiva será considerada, com a sigla GTX a ser aplicada na carroçaria das versões mais desportivas, como é o caso da recém-apresentada ID.4 GTX. Apresentado no aeroporto desativado de Berlim Tempelhof, o novo desportivo elétrico da Volkswagen irá chegar aos mercados mais importantes do mundo, nomeadamente, Europa, China e Estados Unidos da América, propondo uma nova abordagem à mobilidade elétrica.

Efetivamente, o grande atributo deste novo modelo é o facto de inaugurar a configuração de dois motores elétricos e tração integral (AWD), prometendo elevada eficiência, prestações bastante rápidas e dinamismo acima dos demais elétricos, atendendo ao seu baixo centro de gravidade, proporcionado pela plataforma MEB, com a sua bateria colocada sob o piso entre os dois eixos. O chassis também conta com algumas alterações específicas com vista a uma maior agilidade.

A potência deste modelo será de 220 kW/299 CV (máximo), prometendo uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos. Conta com uma bateria de iões de lítio de 77 kWh que lhe permite uma autonomia de até 480 quilómetros em ciclo combinado WLTP. Outro dos seus atributos é a capacidade de carga rápida até 125 kW, o que lhe permitirá repor cerca de 300 quilómetros em apenas meia hora num posto com aquela potência. O seu consumo médio está cifrado nos 18.1-19.8 kWh/100 km, dependendo do equipamento.

Explicando a ténue transformação estética, Jozef Kaban, diretor de design da Volkswagen, destaca a passagem de um SUV elegante para um modelo mais desportivo, sobressaindo na dianteira os três ‘diamantes’ luminosos LED de iluminação diurna em cada lado do para-choques, com uma tomada de ar de grandes dimensões na parte inferior do para-choques. As jantes de 21 polegadas reforçam a postura musculada, enquanto na traseira o logótipo GTX na tampa da bagageira é identificativo, assim como as luzes de travão com a forma de um ‘X’ estilizado.

Já no interior, a tónica desportiva foi aplicada com um tratamento distinto de alguns materiais, além do contraste de cor entre a luz ambiente azul com os apontamentos a vermelho, como os pespontos no tablier. A insígnia GTX surge ainda nos bancos e no volante. O condutor terá direito a um novo sistema de head-up display (HUD) com realidade aumentada, fazendo ainda uso de uma faceta de conectividade avançada que lhe permitirá ser permanentemente atualizado.
a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.