O segundo elemento da nova gama elétrica da Volkswagen, o ID.4, já foi apresentado oficialmente, partilhando muitos dos elementos com o seu ‘primo’ ID.3, incluindo a plataforma MEB, mas assente numa carroçaria de estilo crossover. A autonomia deste novo elétrico da Volkswagen pode chegar aos 520 quilómetros no caso da bateria de 77 kWh.

Após o lançamento do ID.3 para o segmento dos familiares compactos, a Volkswagen chega finalmente ao segmento mais em voga, o dos SUV, agora em modo 100% elétrico, com o ID.4 a apresentar-se como um modelo com um código de identidade muito semelhante ao ID.3, procurando destacar-se por atributos como o espaço a bordo e eficácia.

Isso mesmo foi referido por Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen, para quem “o ID.4 é um modelo emocionalmente polivalente que vai impressionar muitos clientes com o seu motor elétrico, capacidade de carga generosa, sistemas de assistência modernos e um desenho poderoso”.

Baseado uma vez mais na plataforma MEB do Grupo Volkswagen para os veículos elétricos, assim como o ID.3, o SEAT El-Born ou o Skoda Enyaq iV, este modelo está destinado ao mercado global, com a marca a pretender democratizar este tipo de veículos. A bateria pode armazenar até 77 kWh de energia e permite uma autonomia até 520 quilómetros em ciclo WLTP combinado. Está instalada sob o piso do veículo para baixar o centro de gravidade e repartir melhor o peso.

O motor elétrico está posicionado no eixo traseiro, gerando 150 kW (204 CV) para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 8,5 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Dado que é um SUV, beneficia de uma distância ao solo mais generosa, de 21 cm, para percursos fora de estrada.

Aparência dinâmica mas não inovadora

O desenho exterior foi assumidamente pensado para ser eficaz do ponto de vista aerodinâmico, sendo este um objetivo de todas as marcas na era da eletrificação, com um coeficiente de arrasto de 0.28. O formato da carroçaria também respeita essa lógica, com linhas fluidas e sem grandes quebras.

Volkswagen ID.4 1ST Max

Os faróis LED são de série desde a versão mais básica, tanto na dianteira como na traseira, havendo em versão de topo a tecnologia IQ.Light com grafismos e assistência na gestão dos máximos, por exemplo. As jantes de 21 polegadas ajudam a sublinhar o carácter mais robusto do ID.4.

Com um comprimento de 4,58 m, a Volkswagen garante que o ID.4 oferece espaço muito amplo para todos os passageiros, rivalizando com modelos do segmento acima. Dependendo da posição dos bancos traseiros, o compartimento da bagageira variante entre os 543 litros e os 1575 litros.

De resto, o interior assemelha-se em muito ao que já se viu no ID.3, com uma ecrã central com 12 polegadas na diagonal e que acumula o controlo de quase todos os elementos a bordo, permitindo ainda comandos por voz com recurso ao comando ‘Hello ID’, que permite assim comunicar com o veículo e efetuar alguns comandos de forma mais intuitiva. Há um outro ecrã posicionado à frente do condutor, enquanto a tecnologia ID.Light – uma faixa luminosa muito fina sob o para-brisas – também ajuda o condutor.

Um head-up display com indicações de realidade avançada estará disponível em breve, oferecendo ao condutor informações em tempo real com projeção no ecrã. Os elementos de software e de hardware do ID.4 foram pensados para serem atualizados após a compra.

Carregamento A marca também revelou as opções de carregamento do ID.4, com uma opção doméstica criada pela marca a que deu o nome de ‘We Charge’, oferecendo uma multiplicidade de opções de carregamento consoante a utilização. Além disso, o ID.4 pode ser recarregado em corrente contínua a 125 kW, com meia hora nestes postos DC a permitirem-lhe cumprir 320 quilómetros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.