O Volvo EX90, substituto do XC90 enquanto modelo de topo na marca sueca, irá propor uma abordagem mais simplificada na apresentação das informações aos condutores, procurando dessa forma não distrair do essencial, a estrada.

Primeiro de uma nova gama de automóveis elétricos, o EX90 virá equipado com um grande ecrã central que dará acesso rápido à navegação, aos meios de comunicação e ao telefone, bem como aos controlos e outras ações mais comuns. Existirá também uma barra contextual especial, capaz de sugerir as ações que façam mais sentido em determinada situação específica que irá variar em função de se estar estacionado, a conduzir, ou numa chamada telefónica.

Já o ecrã do painel de instrumentos será simplificado para não provocar distrações aos condutores, dando informações mais focadas na condução, como a direção, velocidade e autonomia, sendo aqui que também será dada indicação da transição dos modos de condução manual para semiautónomo.

“Trata-se de fornecer a informação certa na altura certa. Queremos que a experiência de condução seja concentrada, simples e segura. Uma vez que o automóvel é capaz de compreender, melhor do que nunca, o ambiente circundante e o condutor, podemos criar uma situação ainda mais segura, reduzindo a confusão, a distração e a sobrecarga de informação”, explica Thomas Stovicek, responsável pela experiência de utilização da Volvo Cars.

Mais apoio ao condutor

De acordo com a Volvo, a intenção do novo EX90 é fornecer cada vez mais ajuda ao condutor na sua tarefa, recorrendo a um conjunto de sensores de última geração capaz de fornecer uma visão 360º do ambiente circundante. Esse aglomerado de sensores e os dados daí provenientes permitirão reagir, de uma forma proativa, ao que se passa à sua volta, mesmo quando o modo de condução assistida esteja inativo.

Em modo de condução assistida, o automóvel irá informar, de uma forma contínua, sobre o que está a ver efetivamente, e sobre que informações está a atuar. Para além de fornecer apoio à direção e ajudar a manter uma velocidade constante, irá ajudar também em mudanças de faixa de rodagem.

O novo Volvo EX90 estará preparado, do ponto de vista de hardware, para a condução autónoma não supervisionada, o que significa que, no futuro, o automóvel poderá conduzir tendo sido concebida uma transição entre os diferentes modos de condução tão previsível e suave quanto possível.

O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.