VW Passat: a história de um quarentão que se recusa a passar de moda

14/10/2019

O forte reforço tecnológico marca a evolução do quarentão best-seller da marca germânica. Os preços começam nos 29.675 euros da variante Limousine 1.5 TSI com 150 cv

Se há modelo a que a VW recorre a um bisturi, sempre que decide “tocar-lhe”, é o Passat. Com 45 anos de história, oito gerações e 300 milhões de unidades produzidas (número alcançado, em 2019, com uma versão GTE Variant), a renovação do modelo germânico evitou grandes alterações no exterior. A evolução passou antes pelo interior e pelo reforço tecnológico. Uma forma de vincar o seu forte posicionamento no mercado. Entre as principais novidades tecnológicas está o assumir da nova marca global para os sistemas de assistência da VW: o IQ.Drive.

O VW Passat surge agora equipado, pela primeira vez, com o Travel Assist, um elemento que garante uma maior segurança e conforto, permitindo uma condução semiautónoma a uma velocidade regulada até 210 km/h. Como funciona? Simples. Através do volante multifunções, o sistema é ativado num botão – por uma questão legal, o condutor deve supervisionar sempre o sistema e o Travel Assist (ativo entre 0 e 210 km/h) consegue comprovar se este tem as mãos no volante.

Por falar no volante: esta outra das grandes alterações do Passat 2019., sendo o primeiro “capacitivo da Volkswagen. Significa isto que é competente para registar o perfil do condutor, configurando, deste modo, uma interface interativa com sistemas como o (referido) Travel Assist. Um simples toque no volante permite à superfície do volante reconhecer se o condutor continua a ter controlo sobre o veículo (antes era necessário, como sinal, um ligeiro movimento do volante). Caso o condutor retire as mãos do volante, durante mais de 10 segundos, o sistema aciona os sinais de advertência: óticos, acústicos e travagem de emergência, uma vez que, se não houver reação, em último caso, o Emergency Assist travará automaticamente o Passat até à imobilização total do Passat na via.

Estreia ainda do Emergency Steering Assist, sistema que aumenta a segurança do Passat em manobras evasivas, através da intervenção nos travões. E a mais recente geração do cruise control adaptativo “ACC”, que funciona de forma preditiva.

Revolução tecnológica

A um primeiro olhar, talvez mesmo a um segundo, o VW Passat não parece apresentar quaisquer alterações estéticas. Mas elas existem. Os para-choques dianteiro e traseiro foram subtilmente redesenhados, tal como a grelha do radiador e a sigla Passat, posicionada agora no centro do portão da secção traseira. Tudo muito discreto. Os novos faróis em LED, as luzes de condução diurna, os faróis de nevoeiro em LED e os grupos óticos traseiros em LED são outros pontos em evidência no Passat 2019.
No interior, as mudanças foram mais notórias. Além do novo volante, novas opções de estofos e de níveis de acabamento. No
lugar do relógio analógico, no tablier, surge uma placa com o nome do modelo e com uma distinta retroiluminação.

Nesta evolução, o Passat pode também contar com o Digital Cockpit, que surge com um ecrã de 11,7’’ em três configurações. Algo que não mudou, nem poderia mudar, sem prejuízo, foi o espaço do modelo. Um eterno trunfo do Passat. A Limousine dispõe de uma volumetria de 586 litros, que poderá aumentar até aos 1.152 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Por sua vez, a capacidade no Variant varia entre 650 e os 1.780 litros.

Escolha múltipla

O novo VW Passat chega ao mercado nacional em versões Limousine e Variant, com três níveis de equipamento – Passat, Business e Elegance. Entre os motores a gasolina, a marca propõe o 1.5 TSI (150 cv) e o Diesel 1.6 TDI (120 cv), bem como o 2.0 TDI Evo (150 cv e o 2.0 TDI de 240 cv. A que se junta o 1.4 GTE Plug-in Hybrid, com um sistema combinado que debita 218 cv. Esta versão híbrida conta com dois níveis de equipamento GTE e GTE+. Nesta atualização, dispõe de mais 40% de autonomia elétrica, na ordem dos 55 km, segundo o clico WLTP.


Os preços do Passat Limousine começam nos 29.675 euros da versão 1.5 TSI (150 cv), passam pelos 36.104 euros do 1.6 TDI (120 cv e DSG) e terminam nos 64.204 euros do 2.0 TDI (240 cv e DSG, versão Elegance). O 1.4 GTE custa 44.980, enquanto a versão GTE+ sobre o preço para os 46.764 euros.
Na Variant, os preços iniciam-se nos 32.777 euros do 1.5 TSI (150 cv), passam pelos 40.316 euros do 1.6 TDI (120 cv e DSG) e acabam nos 68.529 euros do 2.0 TDI (240 cv, DSG e Elegance).

A carrinha GTE custa 48.513 euros e a versão mais equipada, a GTE+ sobe o valor para os 50.068 euros.