A BMW renovou o X7, o SUV de grandes dimensões que recebe uma série de alterações estéticas, tecnológicas e funcionais para se situar no topo das ofertas da marca em termos de versatilidade, refinamento e luxo. Em destaque está a secção dianteira totalmente redesenhada, enquanto no interior apresenta a nova geração de sistema iDrive com ecrã curvo interior e sistema operativo BMW 8. Adicionalmente, conta com mais equipamento, mais tecnologia de assistência à condução e eletrificação de 48V para os três motores.

No seu lançamento, o X7 foi controverso pela sua opção de grelha dianteira, algo que o facelift tento amenizar, embora se mantenha polarizador no seu conceito, sobretudo atendendo à escolha de manter uma grelha de grandes dimensões e agora a divisão dos grupos óticos, com a parte superior a contar com as luzes LED horizontais para a iluminação diurna e a inferior a ser de iluminação para a condução. Estes contam com tecnologia LED e poderão receber também sistema adaptativo LED Matrix com distribuição automática do feixe de luz e controlo automático dos máximos.

A nova estrutura visual da dianteira é, de acordo com a marca bávara, uma forma de reforçar a presença imponente do X7 quando visto de frente. A grelha pode ser iluminada, sendo de série no modelo de topo, o X7 M60i xDrive, e opcional nos restantes. Na traseira, o estilo dos farolins esguios diferencia-se agora por ter uma maior estruturação tridimensional, além de uma barra cromada a unir os grupos óticos traseiros.

Entre as outras novidades estéticas está a possibilidade de contar com o novo pacote M Sport para visual mais desportivo. A versão de topo M60i xDrive surge já adornada com uma série de elementos desportivos, com a cor azul metalizada ‘M Marina Bay Blue’ exclusiva para esta versão ou jantes de 21 polegadas de série (medida comum ao modelo de topo e aos que escolham o pack M Sport), podendo também receber jantes de dimensões até às 23 polegadas.

Requinte e tecnologia a bordo

No interior, o luxo volta a ser reforçado pela BMW ao longo das três filas bancos, com lotação para sete de série ou, opcionalmente, com dois bancos na segunda fila para oferecer mais espaço individual atrás. Os bancos de conforto aquecidos são de série para os ocupantes dianteiros, com o mercado europeu a contar com revestimento em couro BMW Individual Merino.

O novo painel de instrumentos digital – ladeado por saídas de climatização esguias e por uma barra iluminada na secção inferior – e o BMW Curved Display (ecrã curvo) dão uma perceção mais vanguardista do interior. A alavanca da caixa também recebe um novo design.

O cockpit digital BMW Live Cockpit Plus é de série em todos os modelos, integrando os novos controlos e sistemas operativos iDrive. Tem por base o Sistema Operativo BMW 8, compreendendo um ecrã para a instrumentação de 12.3 polegadas e um ecrã central tátil de 14.9 polegadas. Dispõe de conectividade avançada, função de navegação com dados em ‘nuvem’, assistente inteligente com comandos por voz e por gestos, bem como a já usual conexão dos sistemas Apple CarPlay (base para a chave digital com tecnologia de alta segurança ultra-banda larga (UWB)) e Android Auto.

A lista de equipamento de série para o renovado X7 é agora mais extensa, contando com climatização em quatro zonas, tejadilho panorâmico e sistema áudio hi-fi. Inclui também os bancos de conforto para o condutor e passageiro, um volante desportivo em pele com patilhas para seleção de mudanças e uma bandeja para carregamento sem fios dos smartphones. Na lista de opcionais contam-se agora o tejadilho panorâmico com iluminação LED ‘Sky Lounge’, o sistema de áudio premium da Bowers & Wilkins Diamond Surround e funções de ventilação e aquecimento para os dois bancos da frente.

Motorizações mild hybrid

Toda a gama do X7 conta com eletrificação ligeira na forma da tecnologia mild hybrid de 48V, que consiste num motor de arranque/gerador integrado na transmissão e que contribui com 9 kW/12 CV suplementares em caso de necessidade e 200 Nm de binário.

A versão de topo X7 M60i xDrive beneficia de um novo V8 de 4.4 litros proveniente da lista da BMW M GmbH. Com tecnologia TwinPower Turbo, debita 530 CV de potência e 750 Nm de binário máximo.

Outra estreia é a de um motor de seis cilindros em linha a gasolina para o X7 xDrive40i, com uma série de melhorias no sistema de combustão, processamento dos gases, controlo de válvulas, injeção e sistema de ignição, melhorando a eficiência e as prestações. A potência desta unidade foi incrementada em 47 CV face ao motor equivalente precedente, debitando 380 CV e 520 Nm (podendo chegar aos 540 Nm com o auxílio do sistema mild hybrid).

Por fim, a versão de seis cilindros em linha turbodiesel também foi melhorada para maior eficiência. O X7 xDrive40d tem assim consumos a começar nos 7,6 l/100 km, oferecendo agora 352 CV de potência e 700 Nm de binário (720 Nm com o auxílio da tecnologia mild hybrid).

Todos os motores estão associados a uma caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades com patilhas no volante e função de aceleração ‘Sprint’. O sistema xDrive é também de série em todas as variantes.

Ao nível do chassis, houve melhorias na suspensão com tecnologia adaptativa pneumática de controlo eletrónico, enquanto o X7 M60i xDrive dispõe ainda de direção integral ativa e sistema Executive Drive com barras estabilizadoras ativas. Estas duas tecnologias são opcionais para as outras variantes, assim como o pacote xOffroad mais dedicado para excursões por terra ou terrenos íngremes. Todos os sistemas do chassis foram recalibrados no X7.

O novo X7 será produzido na fábrica americana de Spartanburg, na Carolina do Sul, prevendo-se a sua chegada aos mercados globais em agosto.

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