No Lightyear One, a utilização massiva de painéis fotovoltaicos na sua carroçaria permite o carregamento das baterias apenas pela exposição solar.
Já arrancou a fase de pré-encomendas para as primeiras 500 unidades do Lightyear One, um carro solar que pretende impor-se como alternativa aos veículos elétricos convencionais, contornando dois dos seus maiores handicaps: autonomia e disponibilidade de carregadores.
Segundo a start-up holandesa, o carro dispõe de sistema carregamento rápido que garante autonomia para 500 km livres de emissões, mas a empresa afirma que os painéis solares do carro podem gerar eletricidade suficiente para recupera até 12 km de autonomia numa hora. O que significa que, em mercados com condições ideias, o modelo equipado com 4 motores elétricos, um por roda, poderá circular muitos mais quilómetros com uma única carga de bateria. Contas feitas, numa viatura que cumpra 20.000 km/ano, 8000 km serão a custo zero.
O segredo está obviamente nos 5 m2 de painéis solares instalados no teto e capot, que a Lightyear afirma serem tão resistentes que um adulto pode andar sobre eles sem causar qualquer estrago. Em entrevista ao Business Insider, Lex Hoefsloot, CEO da empresa aos 29 anos, explicou que a ideia foi desenvolver um carro capaz de eliminar praticamente os problemas de ansiedade com a autonomia, e que ao mesmo tempo possa oferecer a garantia de uma propulsão realmente livre de emissões. “Como sabe, não é possível garantir que a energia que nos chega de uma tomada é realmente limpa”, referiu.
A outra metade da equação é o aproveitamento ótimo de toda a energia. Desde logo pelo peso muito inferior ao de um elétrico convencional, pois o Lightyear One não só dispõe de módulo de baterias que é bastante mais pequeno que o habitual, como toda a conceção recorre a materiais leves. Outra explicação para os níveis ótimos de eficiência está nos valores de aerodinâmica que são referenciais entre berlinas com capacidade para transportar cinco ocupantes.
O carro solar que começará a ser produzido em série, nos Países Baixos, em meados do próximo ano. E os primeiros 500 já estão disponíveis para reserva, com um primeiro depósito de 119.000 €. O preço estimado do Lightyear One no mercado de origem rondará os 150.000 €