Os assistentes virtuais estão cada vez mais na moda, assumindo-se como uma funcionalidade de assistência à condução que permite ao condutor não se distrair com os sistemas de infoentretenimento, por vezes, demasiado confusos. Na prática, estas tecnologias permitem que ‘dialogue’ com os automóveis, dando ordens ou pedindo ajuda para determinados momentos.

A Skoda é a mais recente marca a juntar-se ao rol de fabricantes com assistentes virtuais que permitem ao condutor interagir com o veículo sem terem de movimentar um dedo. Aqui, se noutros casos, assume-se o nome da marca (embora Mercedes seja também um nome próprio), no caso da marca checa há mesmo um nome pessoal – Laura.

Para ativar esta assistente basta dizer ‘Okay Laura’, respondendo esta de imediato. No entanto, se quer falar com a Laura deve aprender outra língua que não a portuguesa, já que o sistema da Skoda ainda não pode funcionar com a língua de Camões. Em contraponto, responde a comandos em inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e checo.

O sistema de comandos vocais está sempre associado ao sistema de infoentretenimento de topo Amundsen, que está sempre conectado online através de um cartão eSIM integrado. Daí que a Laura procure sempre a melhor resposta na Internet.

a carregar vídeo

A Skoda garante que as suas capacidades estarão em evolução contínua, mas neste momento conta já “com bastantes habilidades”, como escrever mensagens de texto, estabelecer rotas de navegação ou ajustar a estação de rádio. Com os desenvolvimentos futuros, a Skoda admite até que se possam estabelecer breves diálogos sem que exista a necessidade de aprender comandos rígidos. Isto porque a Laura poderá compreender comandos de frases de linguagem coloquial.

Para já, este sistema estará disponível nos novos Skoda Kamiq e Scala.