Tudo no ESF está pensado e concebido para salvar vidas – de quem está dentro ou fora do carro, com um dos focos a ser o da segurança infantil, ao mesmo tempo tranquilizando também os pais. Note-se que os condutores acabam por ser distraídos, muitas vezes, devido à preocupação com o estado dos mais pequenos no banco de trás.
Assim, a Mercedes-Benz pensou numa solução que visa aumentar para níveis superiores a segurança infantil. No caso da abordagem holística de segurança que a Mercedes-Benz faz neste seu ESF 2019 há espaço para novas soluções para o transporte dos mais pequenos (e frágeis). A própria cadeira é específica (embora não se diferencie grandemente de uma que esteja já em comercialização), contando com uma câmara de vídeo que transmite imagens do petiz para o ecrã central do sistema MBUX (ligando-se ao carro por uma tomada USB C que também serve de alimentação), que passa a dispor de uma novidade no menu – um modo dedicado Child.
Nesse, o condutor/progenitor pode observar dados como se a criança dorme ou se está agitada, a temperatura ambiente e os batimentos cardíacos sem recurso a pulseiras ou fitas. Os sensores estão integrados na própria cadeira. Naturalmente, as imagens provenientes da câmara apenas podem ser vistas quando o veículo está imóvel, já que a ideia não é trocar um perigo potencial por outro…
Nesse menu dedicado no MBUX outros submenus abordam a instalação da cadeirinha (cumprindo passos e certificando-se de que a mesma está corretamente montada), ou seja, o Diagnostics. Por fim, a cadeira dispõe igualmente de um sistema integrado Pre-Safe, embora de acionamento mecânico em vez do eletrónico utilizado nos demais sistemas. Nos topos laterais externos da cadeira, um elemento destaca-se do lado em que o embate está prestes a acontecer, tratando de amortecer o impacto na cadeira (disparando apenas do lado exigido), devendo depois ser reposicionado na estrutura normal da cadeira.
A possibilidade de utilização de um airbag chegou a ser investigada pela Mercedes-Benz para ajudar a incrementar a segurança dos mais pequenos, mas os engenheiros chegaram à conclusão de que a atuação do airbag poderia ser mais perigosa do que salvaguarda (uma vez que as crianças não se sentam sempre de forma correta), falhando assim na sua eficiência. Por outro lado, uma espécie da almofada que ladeia a cabeça da criança assegura que não existem desvios significativos da cabeça e pescoço em caso de embate.
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