Publicidade Continue a leitura a seguir

Ainda há 17 mil automóveis do grupo Volkswagen por reparar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Correção das emissões poluentes afinal ainda sem limite de prazo para terminar. No ano passado, IMT tinha apontado maio de 2019 como data limite.

Quatro anos depois de ter rebentado o escândalo da falsificação de testes de emissões poluentes nos veículos do grupo Volkswagen – que inclui as marcas Audi, Seat e Skoda, entre outras -, ainda há em Portugal 17 mil automóveis que deveriam ter ido à oficina corrigir o software. Sem essa diligência, obrigatória desde 2016, correm o risco de serem chumbados nas inspeções periódicas.

O Volkswagen Golf 1.6 de Joel Sousa é um dos 17 089 automóveis do grupo VW que continuam por reparar em Portugal. Mesmo assim, este proprietário continua renitente e garante: “Só vou fazer a correção no dia em que o carro chumbar na inspeção, a contragosto”.

“Os veículos para os quais já exista solução técnica aprovada pelas autoridades que concederam as homologações [……] serão considerados em situação irregular”, indica fonte oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ao Dinheiro Vivo.

Associação não avançou

Se as autoridades detetarem estes automóveis, os proprietários estão “sujeitos à apreensão dos respetivos documentos de identificação, por motivo de alteração das suas características relativamente ao modelo homologado e incumprimento da regulamentação relativa às emissões poluentes”.

Em janeiro do ano passado, o IMT apontava maio de 2019 como data limite para os proprietários procederem à atualização do software para resolver o problema da emissão. Agora, ao DV, o Instituto não se comprometeu com uma data.

A SEAT é a marca com mais carros por reparar: apenas foram intervencionados 79% dos veículos que estavam na lista. A Audi é a marca com maior taxa de eficácia: 90,1%.

LEIA MAIS NO DINHEIRO VIVO