A prática não é estranha a muitos condutores: ao verem a luz da reserva acesa no painel de instrumentos, há quem tente prolongar ao máximo a obrigatória paragem na bomba de combustível para encher o depósito. Contudo, há carros que permitem uma maior autonomia na reserva do que outros, havendo um estudo online que indica quais os carros em que mais pode arriscar.

Andar com o carro na reserva, porém, não é uma prática que seja benéfica para o veículo, já que ao ter pouco combustível no depósito, fica a tendência para que os detritos depositados no tanque se soltem e sejam, por vezes, absorvidos para o sistema de alimentação do carro, podendo levar a problemas mecânicos subsequentes.

Ainda assim, se tem curiosidade sobre quanto pode andar com o tanque na reserva, veja a nossa lista, que tem por base o trabalho feito pelo site britânico Driving on Empty, com base numa fórmula que tem por base o consumo em milhas por galão (MPG) a multiplicar pelo resultado do tanque de combustível com menos 10% de capacidade, valor que é considerado como o de reserva em cada depósito.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.