Nas novas versões do Giulia e do Stelvio, a interface homem-máquina foi evoluída para um patamar mais intuitivo, com ambos os modelos a oferecerem, de série, um novo ecrã TFT de 7″ no centro do painel de instrumentos, redesenhado para fornecer mais informação de um modo mais racional e para conter os parâmetros de tecnologia da condução autónoma de nível 2, também eles uma novidade.
Também de série, o ecrã central de 8,8″ foi atualizado, tornando-se tátil e adotando um novo layout com grafismos otimizados com base em widgets, componentes gráficos desenhados para interagirem intuitivamente com todas as funções e personalizáveis para satisfazer as exigências individuais, bastando “arrastar e soltar”. Isto significa que cada utilizador pode criar a própria página inicial, em que cada função do veículo se torna uma app. A marca adianta que, dessa forma, a interação é completa e personalizada e, para utilizá-la, o condutor pode escolher entre o manípulo rotativo e o ecrã tátil.
Outra novidade é a chegada dos Alfa Connected Services, ferramenta que oferece avançada conectividade a bordo e um conjunto de serviços destinado a reforçar a segurança e o conforto, dividindo-se entre pacotes distintos, como o ‘My Assistant’, que permite chamadas SOS (a pedido ou de forma automática em caso de acidente). Se o veículo avariar, pode ser enviada uma chamada para o serviço de assistência em viagem, que inclui as coordenadas da viatura para tornar mais rápida a chegada de ajuda. O pacote inclui ainda um serviço de informação que mantém o cliente atualizado sobre a “saúde” do seu Alfa Romeo através de relatórios mensais enviados por e-mail.
Noutro âmbito, o ‘My Remote’ engloba diversos serviços que permitem o controlo remoto de diversas funções do veículo (bloqueio/desbloqueio das portas, luzes intermitentes) através do smartphone/smartwatch, comunicação com os sistemas de assistência de voz Alexa ou Google Home, localização do veículo e monitorização de parâmetros específicos (velocidade e área), com alertas se os limites estabelecidos não forem cumpridos. O ‘My Car’ permite que o proprietário mantenha sob constante controlo as condições de saúde e os parâmetros do seu veículo, ao passo que o ‘My Navigation’ compreende aplicações para busca remota de Pontos de Interesse (POI), trânsito e meteorologia em direto e alerta de presença de radares.
O pacote também inclui o serviço Send & Go, que permite que o condutor envie o seu destino através do navegador, diretamente a partir do smartphone ou do portal web. Sem esquecer o serviço My Wi-Fi, que possibilita que a ligação à Internet seja partilhada com outros dispositivos a bordo (até 8), My Theft Assistance, que alerta o proprietário para qualquer tentativa de furto da viatura, ou My Fleet Manager, dirigido à gestão de frotas. Muitas destas ferramentas estarão disponíveis na altura do lançamento, sendo a oferta ampliada e completada durante 2020.Interiores com mais qualidade
No interior, a Alfa Romeo reforçou a qualidade através de mudanças específicas, de que são exemplo a nova consola central, completamente remodelada para alojar compartimentos maiores e de mais fácil acesso, bem com a nova função de carregamento sem fios. Também a alavanca da caixa de velocidades é nova, revestida de pele e com destaques luminosos, sobressaindo, na base do seletor, a assinatura nas cores da bandeira italiana. Por último, o manípulo rotativo que controla o sistema de infoentretenimento também foi melhorado. O volante foi igualmente renovado para albergar as funções relativas aos dispositivos de condução autónoma.
Condução Autónoma de Nível 2
Em destaque está a chegada de uma nova gama de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), que permite assim oferecer condução automatizada de nível 2. Entre as principais tecnologias de condução autónoma presentes nas versões de 2020 encontram-se os de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (com intervenção ativa no volante), Monitorização Ativa dos Ângulos Mortos (com correção da direção de forma a evitar uma colisão), Cruise Control Ativo (que em cooperação com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, permite que a velocidade definida seja regulada em função dos limites de velocidade). Por fim, os assistentes em Engarrafamentos e Assistência em Autoestrada, mantendo o veículo na sua via de rodagem e também a distância para o veículo precedente.
Mais em pormenor, no nível de equipamento de acesso ao mundo do Giulia, é possível escolher entre dois grupos motopropulsores: 2.0 a gasolina de 200 CV e 2.2 turbodiesel de 136 CV, ambos com tração traseira e transmissão automática. O nível de equipamento Super está disponível também com os motores Diesel de 160 e 190 CV. Há ainda quatro opções de grupos motopropulsores para o nível de equipamento Business, que oferece Cruise Control Ativo e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. As denominações Veloce e Veloce Ti identificam os níveis de equipamento mais desportivos do Giulia (sem contar com o Quadrifoglio), que usufruem dos motores a gasolina de 280 CV e de 210 CV, respetivamente, com tração integral.
ENSAIO AO STELVIO QUADRIFOGLIO: O poderoso SUV vitaminado italiano
No caso do SUV italiano, o acesso à gama faz-se com dois grupos motopropulsores com transmissão automática: 2.0 a gasolina de 200 CV com tração integral e 2.2 turbodiesel de 160 CV com tração traseira. O Stelvio Super acrescenta a esta oferta o motor 2.2 turbodiesel de 190 CV, também com tração integral. Os mesmos grupos motopropulsores (exceto o de 190 CV com tração traseira) são também oferecidos no nível de equipamento Business, que inclui elementos essenciais para utilizar o SUV em trabalho, incluindo Cruise Control Ativo, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e uma segunda entrada USB atrás.
O Ti propõe motores a gasolina 2.0 de 200 e 280 CV e motores Diesel de 160, 190 e 210 CV, ao passo que o caráter desportivo do Sprint está defendido pelos motores a gasolina de 200 CV e Diesel de 160 e 190 cv. O Veloce é ainda mais potente, com motores a gasolina de 280 cv e Diesel de 210 CV. As dimensões propostas para as jantes variam entre as 17 e as 20 polegadas (Veloce).