Se os mais extremos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm já chamam muita atenção, a marca italiana decidiu criar uma série de decorações especiais que realçam o carácter exclusivo destes modelos desportivos, piscando também o olho ao passado histórico da companhia de Arese.

Previsto para produção limitada a apenas 500 unidades, o Giulia GTA conta com uma série de modificações técnicas e aerodinâmicas que o transformam num autêntico superdesportivo, que não só conta com potência reforçada (540 CV), mas também com uma dieta no peso, já que o ‘A’ de GTA é de ‘Allegerita’, ou seja, aligeirado. A este respeito, diga-se que o Giulia GTA perdeu 100 kg em comparação com o Quadrifoglio de base.

Mas, a marca também pensou este Giulia para ser uma ‘tela’ de personalização, com diversos elementos específicos para cada veículo a gosto do cliente. Agora, ainda mais com a apresentação de uma série de decorações especiais preparadas pela Centro Stile Alfa Romeo em comemoração de modelos históricos, refletindo o ADN da Alfa Romeo.

Entre a inspiração do Centro Stile da Alfa Romeo esteve, por exemplo, o carro que venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC), em 1971, com a dianteira amarela, ou o Sprint GTA de 1965-1968 com a pintura assimétrica na frente. A opção pelas dianteiras pintadas tornou-se necessidade para distinguir os pilotos em prova. A história ‘máscara’ branca foi reinterpretada e, em combinação com as riscas laterais, evocam a herança desportiva da Alfa Romeo. No capot, surgem elementos da marca, como a cruz, a ‘Biscione’ ou a bandeira italiana.

Além das decorações, elas próprias com disponibilidade limitada, os Giulia GTA e GTAm terão cores distintas de carroçaria, como o Vermelho GTA, o Branco Trophy ou o Verde Montreal, cores que prestam homenagem, de resto, à bandeira italiana.

Quem quiser perder algum tempo a imaginar o seu Alfa Romeo Giulia GTA de sonho, poderá fazê-lo num site que a marca criou para o efeito (gta.alfaromeo.com), havendo ainda a possibilidade de, na conclusão da compra, o cliente poder levantar o veículo na oficina da Autodelta, em Balocco, Itália.

Além disso, quem tiver reservado uma viatura irá usufruir de um processo de venda dedicado, com um especialista de produto da marca que presta apoio a cada cliente, desde a encomenda até à entrega. A compra inclui ainda um pacote de experiência personalizado, com um capacete Bell com decoração especial GTA, uma capa para viatura Goodwool personalizada para manter o GTA ou GTAm totalmente protegido quando está na garagem e um curso de condução específico desenvolvido pela Alfa Romeo Driving Academy. O GTAm será fornecido também com um conjunto de competição Alpinestars (fato, luvas e sapatos), disponível como opcional para o GTA.

Quanto a preços, as edições exclusivas GTA e GTAm têm um preço na Europa, antes de impostos, a partir de 143.000€ e 147.000€, respetivamente, não estando ainda disponível o preço em Portugal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.