Autor de declarações muitas vezes polémicas, o antigo vice-presidente da General Motors (GM), Bob Lutz, aconselhou os colecionadores de automóveis a adquirirem exemplares do Model S da Tesla antes que a marca americana desapareça devido aos prejuízos constantes.

Discursando perante uma audiência composta essencialmente por colecionadores de automóveis em Scottsdale, no Arizona, Bob Lutz voltou a demonstrar a sua dúvida em relação ao modelo de negócio da Tesla e à sua capacidade para sobreviver na concorrida indústria automóvel, de caordo com o Los Angeles Times.

Assim, para quem gosta de colecionar carros, o antigo executivo da General Motors, indicou que é melhor adquirirem um exemplar do Model S “enquanto ainda estão disponíveis. Um Model S, em especial com as suas melhorias de performance, é uma das berlinas mais rápidas, com melhor comportamento e com melhor capacidade de travagem que podem comprar no mundo hoje”. Além disso, elogiou ainda a aceleração desta berlina elétrica, sobretudo no caso do P100D: “os tempos de aceleração batem qualquer desportivo exótico europeu de 350.000 dólares”.

Contudo, ao mesmo tempo que teceu elogios ao Model S, também deixou algumas críticas ao modelo de gestão de Elon Musk, o CEO da Tesla Inc., afirmando que este último “ainda não percebeu que as receitas têm de ser maiores do que os custos… quando se está permanentemente a ficar sem dinheiro então não se está a gerir uma boa empresa de automóveis”, é citado Lutz, que também garante não ver mudanças no horizonte da Tesla, mesmo com o Model 3 a chegar aos seus clientes.

Em declarações prestadas mais tarde àquele jornal, Lutz considerou que estava a ser “semi-sério” quanto à sua sugestão, argumentando que “daqui a 25 anos, [o Model S] será recordado como o primeiro carro elétrico verdadeiramente bonito e rápido. As pessoas vão dizer ‘é uma pena que tenham falido’”, completou.

Esta já não é a primeira vez que Lutz deixa pública a sua pouca fé na sustentação da marca de veículos elétricos criada por Elon Musk. Em novembro passado, afirmou muito explicitamente a sua crença de que a Tesla caminha no sentido da falência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.